Paródia: Uma Homenagem ao Cinema

Autores/as

  • Pedro Amorim Favaro UNESPAR campus ll / Faculdade de Artes do Paraná - FAP

DOI:

https://doi.org/10.33871/21750769.2017.9.1.1899

Resumen

A paródia é um dos modos humorí­sticos mais marginalizados no cinema. Apesar de vários desses filmes figurarem entre aqueles considerados os mais engraçados de sempre, alguma coisa aconteceu a partir dos anos 2000 que tornou "paródia" sinônimo de filme ruim. O grande motivo disso é a ideia errônea de que paródias são crí­ticas negativas e deboches daquilo que parodiam. As mais recentes realmente as são, o que justifica o fato de serem constantemente elencadas como os piores filmes de todos os tempos. Esse artigo defende a noção de que paródias são, na verdade, homenagens ao cinema, e que apresentam, em seus melhores exemplos, uma paixão por aquilo que parodiam e pelo cinema em geral. As grandes paródias (entre elas filmes do Mel Brooks e do trio Zucker, Abrahams & Zucker) demonstram ser não simplesmente exemplos ambulantes de paródias como um artifí­cio cientí­fico, mas se estabelecem e continuam a se estabelecer - superando o teste do tempo - como grandes filmes, repletos de paixão, interesses e inteligência cômica.

Descargas

Los datos de descargas todavía no están disponibles.

Biografía del autor/a

Pedro Amorim Favaro, UNESPAR campus ll / Faculdade de Artes do Paraná - FAP

Formado em cinema, organizador e um dos programadores do Cine FAP, cineclube da Faculdade de Artes do Paraná, e colaborador da revista Hatari!- Revista de Cinema.

Publicado

2018-05-03

Cómo citar

Favaro, P. A. (2018). Paródia: Uma Homenagem ao Cinema. O Mosaico, 9(1). https://doi.org/10.33871/21750769.2017.9.1.1899