O Falar Cinematográfico: Texto e Voz na Narrativa de Ficção
DOI:
https://doi.org/10.33871/21750769.2017.9.1.1831Resumo
Ao intuito de refletir sobre as funções e as formas do diálogo dramático presente no roteiro cinematográfico se dá a intenção dessa pesquisa buscando se afastar da armadilha que são os métodos construtivos para constituir uma análise a respeito do uso do diálogo no cinema e nas artes que o influenciaram ao longo dos anos de forma a apontar caminhos possíveis para se conceber a estrutura dos diálogos no roteiro. Compreende-se na analise toda a particularidade da comunicação humana e seus níveis de expressão; compreende-se que falar sobre diálogo no cinema, e nas artes que o influenciam, é uma história que se confunde por vezes com a história da própria narrativa, visto que diálogos são proferidos em diferentes níveis por um narrador, quer seja ele um narrador real em sua presença física, quer ele esteja representado no escritor literário ou na presença em cena da câmera escolhendo seus objetos de "contação" ; compreende-se o diálogo em sua função primordial e meios alternativos.Downloads
Referências
CASA Vazia. Direção: Kim Ki-duk. Produção: Kim Ki-duk. Coréia do Sul, Japão. Kim Ki-duk film e Cineclick Asia, 2004. DVD (88 min), NTSC, color.
GILLES, Girard; OUELLET, Réal. O universo do teatro. Portugal: Livraria Almedina Coimbra, 1980.
INTERVENÇíO Divina. Direção: Elia Suleiman. Produção: Humbert Balsan. França, Marrocos, Alemanhã, Palestina. Arte France Cinéma, 2002. DVD (92 min), NTSC, color.
MCKEE, Robert. Story: substância, estrutura, estilo e os princípios da escrita de roteiro. 5. Ed. Curitiba: Editora Arte & Letra, 2006.
MCKEE, Robert. Story: substância, estrutura, estilo e os princípios da escrita de roteiro. 5. Ed. Curitiba: Editora Arte & Letra, 2006.
O PÂNTANO. Direção: Lucrécia Martel. Produção: Lita Stantic. Argentina. 4k films, 2001. DVD (103 min), NTSC, color.
O SEGREDO de Brokeback Mountain. Direção: Ang Lee. Produção: Diana Ossana e James Schamus. E.U.A. Focus Features, 2005. Blu-ray (134 min), NTSC, color.
PRAIA do futuro. Direção: Karin Ainouz. Produção de Hank Levine e Geórgia Costa Araújo. Brasil. Coração da Selva, Heink Levine film, 2014. DVD (107 min), NTSC, Color.
PULP Fiction – Tempo de Violência. Direção: Quentin Tarantino. Produção de Lawrence Bender. E.U.A. Miramax, 1994. DVD (156 min), NTSC, color.
TARANTINO, Quentin; AVARY, Roger. Pulp fiction screenplay. IMSDB. 1993. Disponível em: <http://www.imsdb.com/scripts/Pulp-Fiction.html>. Acesso em: 12 de Nov. de 2014.
VOGLER, Christopher. A jornada do escritor: estruturas míticas para escritores. 2. Ed. Rio de Janeiro: Editora Nova Fronteira S.A., 2006.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2018 O Mosaico
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial-ShareAlike 4.0 International License.
Os autores detém os direitos autorais, ao licenciar sua produção na Revista O Mosaico/FAP, que está licenciada sob uma licença Creative Commons. Ao enviar o trabalho,e mediante o aceite, o autor cede seus direitos autorais para a publicação na revista. Osleitores podem transferir, imprimir e utilizar os artigos publicados na revista, desde que hajasempre menção explícita ao(s) autor (es) e à Revista O Mosaico/FAP não sendo permitidaqualquer alteração no trabalho original. Ao submeter um artigo à Revista O Mosaico/FAP e após seu aceite para publicação os autores permitem, sem remuneração, passar osseguintes direitos à Revista: os direitos de primeira edição e a autorização para que aequipe editorial repasse, conforme seu julgamento, esse artigo e seus meta dados aosserviços de indexação e referência.