O Conto dos Contos e a Narrativa Fantástica de Garrone
DOI:
https://doi.org/10.33871/21750769.2017.9.1.1830Resumo
Este artigo trata da análise da narrativa do filme O Conto dos Contos, do diretor italiano Matteo Garrone. Colocando cada uma de suas personagens como um tópico, analisa a ideia maniqueísta da separação do bem e mal comumente presente nos contos de fadas, e como o diretor transpõe tal noção para levar a seus espectadores versões mais reais e humanas dos já conhecidos arquétipos narrativos apresentados por Vladimir Propp. Não obstante, é também estudada a escolha da narração mais "grotesca", que conversa mais com os contos originais propostos pelos irmãos Grimm do que com as versões mais leves apresentadas, mais tarde, pelos estúdios Walt Disney. Com três estórias simultâneas, é ainda questionada a importância da relação entre as tramas e as personagens dentro de uma obra fílmica, e até que ponto as ligações que criamos entre elas nos ajudam a passar a mensagem que pretendemos. No caso d'O Conto dos Contos, veremos que a ligação quase inexistente entre as personagens não atrapalha a ideia pretendida pelo filme.Downloads
Referências
HALL, Stuart. A Identidade Cultural na Pós-Modernidade. 10 ed. São Paulo: DP&A.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2018 O Mosaico
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial-ShareAlike 4.0 International License.
Os autores detém os direitos autorais, ao licenciar sua produção na Revista O Mosaico/FAP, que está licenciada sob uma licença Creative Commons. Ao enviar o trabalho,e mediante o aceite, o autor cede seus direitos autorais para a publicação na revista. Osleitores podem transferir, imprimir e utilizar os artigos publicados na revista, desde que hajasempre menção explícita ao(s) autor (es) e à Revista O Mosaico/FAP não sendo permitidaqualquer alteração no trabalho original. Ao submeter um artigo à Revista O Mosaico/FAP e após seu aceite para publicação os autores permitem, sem remuneração, passar osseguintes direitos à Revista: os direitos de primeira edição e a autorização para que aequipe editorial repasse, conforme seu julgamento, esse artigo e seus meta dados aosserviços de indexação e referência.