O Conto dos Contos e a Narrativa Fantástica de Garrone

Autores

  • Bruna Cason Torquato de Moraes

DOI:

https://doi.org/10.33871/21750769.2017.9.1.1830

Resumo

Este artigo trata da análise da narrativa do filme O Conto dos Contos, do diretor italiano Matteo Garrone. Colocando cada uma de suas personagens como um tópico, analisa a ideia maniqueí­sta da separação do bem e mal comumente presente nos contos de fadas, e como o diretor transpõe tal noção para levar a seus espectadores versões mais reais e humanas dos já conhecidos arquétipos narrativos apresentados por Vladimir Propp. Não obstante, é também estudada a escolha da narração mais "grotesca", que conversa mais com os contos originais propostos pelos irmãos Grimm do que com as versões mais leves apresentadas, mais tarde, pelos estúdios Walt Disney. Com três estórias simultâneas, é ainda questionada a importância da relação entre as tramas e as personagens dentro de uma obra fí­lmica, e até que ponto as ligações que criamos entre elas nos ajudam a passar a mensagem que pretendemos. No caso d'O Conto dos Contos, veremos que a ligação quase inexistente entre as personagens não atrapalha a ideia pretendida pelo filme.

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Referências

HALL, Stuart. A Identidade Cultural na Pós-Modernidade. 10 ed. São Paulo: DP&A.

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Publicado

01-06-2017

Como Citar

de Moraes, B. C. T. (2017). O Conto dos Contos e a Narrativa Fantástica de Garrone. O Mosaico, 9(1). https://doi.org/10.33871/21750769.2017.9.1.1830