DESVIO E REGRA: LINGUAGEM DO DESENHO
DOI:
https://doi.org/10.33871/21750769.2009.1.1.1474Resumo
O artigo reflete sobre o ensino e a prática do desenho a partir de uma pesquisa exploratória, realizada no final da década de 1990, na Faculdade de Artes do Paraná e, também, derelatos sob o ponto de vista do aluno, transformados em diários entre 2003 e 2009. Este trabalho foimotivado pelas discussões sobre o processo criativo e desenho, durante encontros de orientação doPrograma Institucional de Bolsas de Iniciação Científica (PIBIC) da FAP. Na seqüência, identificou-se a crítica genética como possibilidade de pesquisa e de contribuição para umacartografia dos processos de criação. O desenho pode ser entendido enquanto processo de criação ede comunicação da arte e, além de ampliar o campo de investigação, sugere uma metalinguagem.
PALAVRAS-CHAVE: ensino e prática de desenho, processo criativo, crítica genética,comunicação
Downloads
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2009 O Mosaico
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial-ShareAlike 4.0 International License.
Os autores detém os direitos autorais, ao licenciar sua produção na Revista O Mosaico/FAP, que está licenciada sob uma licença Creative Commons. Ao enviar o trabalho,e mediante o aceite, o autor cede seus direitos autorais para a publicação na revista. Osleitores podem transferir, imprimir e utilizar os artigos publicados na revista, desde que hajasempre menção explícita ao(s) autor (es) e à Revista O Mosaico/FAP não sendo permitidaqualquer alteração no trabalho original. Ao submeter um artigo à Revista O Mosaico/FAP e após seu aceite para publicação os autores permitem, sem remuneração, passar osseguintes direitos à Revista: os direitos de primeira edição e a autorização para que aequipe editorial repasse, conforme seu julgamento, esse artigo e seus meta dados aosserviços de indexação e referência.