DESVIO E REGRA: LINGUAGEM DO DESENHO

Autores

  • Denise Bandeira
  • Thalita Sejanes

DOI:

https://doi.org/10.33871/21750769.2009.1.1.1474

Resumo

O artigo reflete sobre o ensino e a prática do desenho a partir de uma pesquisa exploratória, realizada no final da década de 1990, na Faculdade de Artes do Paraná e, também, derelatos sob o ponto de vista do aluno, transformados em diários entre 2003 e 2009. Este trabalho foimotivado pelas discussões sobre o processo criativo e desenho, durante encontros de orientação doPrograma Institucional de Bolsas de Iniciação Cientí­fica (PIBIC) da FAP. Na seqüência, identificou-se a crí­tica genética como possibilidade de pesquisa e de contribuição para umacartografia dos processos de criação. O desenho pode ser entendido enquanto processo de criação ede comunicação da arte e, além de ampliar o campo de investigação, sugere uma metalinguagem.

PALAVRAS-CHAVE: ensino e prática de desenho, processo criativo, crí­tica genética,comunicação

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Biografia do Autor

Denise Bandeira

Professora do Curso de Artes Visuais da Faculdade de Artes do Paraná (PAF), mestre em educação pela
UFPr e aluna do programa de Pós-graduação em Comunicação e Semiótica (doutorado) da Pontifí­cia
Universidade Católica de São Paulo.

Thalita Sejanes

Aluna do 4° ano do curso de licenciatura em Artes Visuais da FAP e participante voluntária do PIBIC em
2008-2009.

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Publicado

01-06-2009

Como Citar

Bandeira, D., & Sejanes, T. (2009). DESVIO E REGRA: LINGUAGEM DO DESENHO. O Mosaico, 1(1). https://doi.org/10.33871/21750769.2009.1.1.1474