O TEATRO E O SONHO: UMA INTRODUÇÃO

Autores

  • Márcio Luiz Mattana

DOI:

https://doi.org/10.33871/21750769.2009.1.1.1473

Resumo

O presente artigo analisa três peças teatrais que traduzem a lógica do subconsciente para aforma dramática. O objetivo da análise é encontrar conexão entre estas obras e os conceitospsicanalí­ticos de deslocamento e condensação. O artigo identifica, em Rumo a Damasco, de AugustStrindberg, Grande e Pequeno, de Botho Strauss, e Por Elise, de Grace Passô, construções ficcionaissimilares ao que a psicanálise descreve como deslocamento e condensação. Sem empreender umaleitura positiva do conteúdo das obras, o que se pretende é mostrar que há uma relação visí­vel entre omodo como os sonhos são compreendidos pela ciência e o modo como eles são representadosartisticamente, em especial no teatro. Mais que isso, pretende-se mostrar que esta relação, nas peçasanalisadas, está na manipulação artí­stica do binômio deslocamento-condensação.


PALAVRAS-CHAVE: deslocamento; condensação; drama oní­rico; Strindberg.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Márcio Luiz Mattana

Professor da Faculdade de Artes do Paraná – FAP; pesquisador do Grupo de Pesquisa cadastrado no
CNPq/FAPFAP NEXUS – CiênciAção

Downloads

Publicado

01-06-2009

Como Citar

Mattana, M. L. (2009). O TEATRO E O SONHO: UMA INTRODUÇÃO. O Mosaico, 1(1). https://doi.org/10.33871/21750769.2009.1.1.1473