O estágio supervisionado em Teatro:

práticas artísticas e pedagógicas nos encontros com a turma de estágio

Autores

DOI:

https://doi.org/10.33871/21750769.2025.20.01.10818

Palavras-chave:

Estágio Supervisionado, Educação básica, Teatro

Resumo

Neste artigo, compartilho os caminhos que venho trilhando como professor das disciplinas Estágio Supervisionado I e II, no Curso de Licenciatura em Teatro da Universidade Federal de Uberlândia (UFU). Apresento propostas artísticas e pedagógicas desenvolvidas nos encontros semanais com as turmas de estágio, com o objetivo de reverberar saberes e reflexões sobre as práticas realizadas pelas/os estudantes nas escolas de educação básica do município de Uberlândia – MG. Entre essas práticas, destaco a metáfora da navegação com barquinhos de papel e mapas de viagem, a escrita de cartas para a cápsula do tempo, os diários de bordo em múltiplos formatos, os piqueniques e os encontros com professoras/es convidadas/os. Essas atividades foram concebidas como formas de promover escuta, troca e reflexão sobre a docência em Teatro. Ao longo do texto, reflito também sobre como esses processos me colocam em constante movimento formativo.

Palavras-chaves: Estágio Supervisionado; Educação básica; Teatro.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Wellington Menegaz

Professor do Curso de Teatro e do Programa de Pós-graduação em Artes Cênicas da Universidade Federal de Uberlândia. Coordenador do Grupo de Pesquisa em Drama – GruD (CNPq). Pós-doutor, Doutor e Mestre em Teatro pelo Programa de Pós-graduação em Teatro da Universidade do Estado de Santa Catarina. ORCID: https://orcid.org/0000-0002-8062-4600 Currículo Lattes: http://lattes.cnpq.br/4339892040710332  E-mail: wellmenegaz@ufu.br

Downloads

Publicado

04-07-2025

Como Citar

Menegaz, W. (2025). O estágio supervisionado em Teatro: : práticas artísticas e pedagógicas nos encontros com a turma de estágio. O Mosaico, 20(01). https://doi.org/10.33871/21750769.2025.20.01.10818

Edição

Seção

Dossiê Estágios Supervisionados em Artes: práticas, adversidades e formação docente