O estágio supervisionado em Teatro:
práticas artísticas e pedagógicas nos encontros com a turma de estágio
DOI:
https://doi.org/10.33871/21750769.2025.20.01.10818Palavras-chave:
Estágio Supervisionado, Educação básica, TeatroResumo
Neste artigo, compartilho os caminhos que venho trilhando como professor das disciplinas Estágio Supervisionado I e II, no Curso de Licenciatura em Teatro da Universidade Federal de Uberlândia (UFU). Apresento propostas artísticas e pedagógicas desenvolvidas nos encontros semanais com as turmas de estágio, com o objetivo de reverberar saberes e reflexões sobre as práticas realizadas pelas/os estudantes nas escolas de educação básica do município de Uberlândia – MG. Entre essas práticas, destaco a metáfora da navegação com barquinhos de papel e mapas de viagem, a escrita de cartas para a cápsula do tempo, os diários de bordo em múltiplos formatos, os piqueniques e os encontros com professoras/es convidadas/os. Essas atividades foram concebidas como formas de promover escuta, troca e reflexão sobre a docência em Teatro. Ao longo do texto, reflito também sobre como esses processos me colocam em constante movimento formativo.
Palavras-chaves: Estágio Supervisionado; Educação básica; Teatro.
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