Traços e esboços na formação do professor-artista-queer:

o estágio em teatro como campo de pesquisa

Autores

DOI:

https://doi.org/10.33871/21750769.2025.20.01.10481

Palavras-chave:

Pedagogia do Teatro, Estágio em Teatro, Professor-Artista, Queer, Desmascaramento

Resumo

Esta pesquisa/desenho apresentou parte da biografia do autor,  professor de teatro em formação à época. A presença de um corpo queer, em escolas públicas, durante os estágios supervisionados da licenciatura em Teatro, trouxe vetores de diálogos e prática teatral que abordaram a temática de gênero e sexualidade. A partir de então, a pesquisa apresentou análises reflexivas sobre a formação do professor que se reconheceu enquanto artista no processo e, no encontro com a teoria queer, empoderou-se para combater autocensuras, medos e questionamentos em suas práticas pedagógicas dentro do espaço escolar. O estudo mostrou que a presença de um corpo queer na escola, além de um ato político, apresenta a possibilidade de diálogo com a diversidade na construção de saberes veiculados pela sociedade, entendendo que o currículo escolar deve trabalhar um rol de práticas de gênero/sexualidade para a construção de uma sociedade diversa e plural, livre de intolerâncias e preconceitos. Concluiu-se que a teoria auxiliou o professor durante os processos dentro da sala de aula, respeitando a individualidade e a diversidade, e no combate a qualquer tipo de autocensura que o Professor-Artista-Queer possa vivenciar.

 Palavras-Chaves: Pedagogia do Teatro; Estágio em Teatro; Professor-Artista; Queer; Desmascaramento.

 

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Ricardo Carvalho de Figueiredo, Universidade Federal de Minas Gerais

Professor Associado da Universidade Federal de Minas Gerais (curso de Graduação em Teatro e Pós-Graduação em Artes/UFMG). É licenciado em Artes Cênicas, pela Universidade Federal de Ouro Preto, Mestre (2007) e Doutor (2014) em Artes, pela Universidade Federal de Minas Gerais. Trabalha na formação de professores de Teatro para a educação básica e atuando principalmente nos seguintes temas: formação de professores de teatro, aprendizagem no campo das artes cênicas, teatro e paz, gênero e diversidade. Lattes: http://lattes.cnpq.br/9728770669406605 ORCID: 0000-0001-7106-3592 E-mail: ricaredo@yahoo.com.br  

 

 

Manoel Teixeira Senra, Universidade Federal de Minas Gerais

É professor, ator, diretor e desenhista. Licenciado em Teatro com formação complementar em Gênero e Sexualidade e, atualmente, aluno do Teatro Universitário (T.U./EBAP) - ambos pela Universidade Federal de Minas Gerais. Realizou durante a graduação estágios supervisionados em Arte dentro da rede pública de Belo Horizonte e em Cláudio/MG. Participou de espetáculos teatrais através do Projeto de Teatro EM(CENA), em Cláudio (2015-2018) É mestrando em Artes pela UFMG. Lattes: http://lattes.cnpq.br/8230266895477777 ORCID: https://orcid.org/0009-0009-3750-2876 E-mail: manoel07@hotmail.com.br ), em Cláudio (2015-2018).

Downloads

Publicado

04-07-2025

Como Citar

Figueiredo, R. C. de, & Senra, M. T. (2025). Traços e esboços na formação do professor-artista-queer:: o estágio em teatro como campo de pesquisa. O Mosaico, 20(01), 1–23. https://doi.org/10.33871/21750769.2025.20.01.10481

Edição

Seção

Dossiê Estágios Supervisionados em Artes: práticas, adversidades e formação docente