Traços e esboços na formação do professor-artista-queer:
o estágio em teatro como campo de pesquisa
DOI:
https://doi.org/10.33871/21750769.2025.20.01.10481Palavras-chave:
Pedagogia do Teatro, Estágio em Teatro, Professor-Artista, Queer, DesmascaramentoResumo
Esta pesquisa/desenho apresentou parte da biografia do autor, professor de teatro em formação à época. A presença de um corpo queer, em escolas públicas, durante os estágios supervisionados da licenciatura em Teatro, trouxe vetores de diálogos e prática teatral que abordaram a temática de gênero e sexualidade. A partir de então, a pesquisa apresentou análises reflexivas sobre a formação do professor que se reconheceu enquanto artista no processo e, no encontro com a teoria queer, empoderou-se para combater autocensuras, medos e questionamentos em suas práticas pedagógicas dentro do espaço escolar. O estudo mostrou que a presença de um corpo queer na escola, além de um ato político, apresenta a possibilidade de diálogo com a diversidade na construção de saberes veiculados pela sociedade, entendendo que o currículo escolar deve trabalhar um rol de práticas de gênero/sexualidade para a construção de uma sociedade diversa e plural, livre de intolerâncias e preconceitos. Concluiu-se que a teoria auxiliou o professor durante os processos dentro da sala de aula, respeitando a individualidade e a diversidade, e no combate a qualquer tipo de autocensura que o Professor-Artista-Queer possa vivenciar.
Palavras-Chaves: Pedagogia do Teatro; Estágio em Teatro; Professor-Artista; Queer; Desmascaramento.
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