Vídeo e Autorrepresentação:
processos de criação em AMADOR.EX.OBRA
DOI:
https://doi.org/10.33871/21750769.2025.20.01.10259Palavras-chave:
Processo de criação, autoralidade, vídeo, amadorismo, lugar-comumResumo
No ano de 2023, apresentei como dissertação visual no Programa de Pós-Graduação em Cinema e Artes do Vídeo da Universidade Estadual do Paraná (PPG-CINEAV) o trabalho AMADOR.EX.OBRA, uma vídeo-colagem de 88 minutos. Este trabalho iniciou-se como uma tentativa de produzir um autorretrato sobre minha construção de subjetividade a partir do meu contato com as mídias de massa: as redes sociais, a televisão, o cinema, a cultura e a mídia de modo em geral. Atravessando o meu próprio reflexo e me percebendo um não-autor na concepção de A.EX.O, este objeto videográfico revelou-se um espelho típico da contemporaneidade, refletindo a capacidade dos aparelhos celulares, como tecno-orgãos, de transformar realidades em um reino de amadores, a internet.
Palavras-chave: Processo de criação; Autoralidade; Vídeo; Amadorismo; Internet.
Downloads
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2025 O Mosaico

Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial-ShareAlike 4.0 International License.
Os autores detém os direitos autorais, ao licenciar sua produção na Revista O Mosaico/FAP, que está licenciada sob uma licença Creative Commons. Ao enviar o trabalho,e mediante o aceite, o autor cede seus direitos autorais para a publicação na revista. Osleitores podem transferir, imprimir e utilizar os artigos publicados na revista, desde que hajasempre menção explícita ao(s) autor (es) e à Revista O Mosaico/FAP não sendo permitidaqualquer alteração no trabalho original. Ao submeter um artigo à Revista O Mosaico/FAP e após seu aceite para publicação os autores permitem, sem remuneração, passar osseguintes direitos à Revista: os direitos de primeira edição e a autorização para que aequipe editorial repasse, conforme seu julgamento, esse artigo e seus meta dados aosserviços de indexação e referência.