Mapeamento da produção acadêmica brasileira (teses e dissertações) em educação ambiental produzida na área das ciências ambientais

Autores

  • Victor Hugo de Oliveira Henrique UNEMAT
  • Caroline Mari de Oliveira-Galina UNEMAT
  • Aumeri Carlos Bampi UNEMAT

DOI:

https://doi.org/10.33871/23594373.2021.23.02.4362

Resumo

Este artigo objetivou realizar um mapeamento de pesquisas a ní­vel de teses e dissertações relacionadas a Educação Ambiental (EA) produzidas no âmbito de Programas de Pós-graduação em Ciências Ambientais no Brasil. Foi feito uma busca entre os anos de 1998 a 2019 em banco de dados de teses e dissertações. Foram localizados 725 trabalhos, distribuí­dos em 620 dissertações e 108 teses. A região com maior produção foi o Nordeste e o ano com maior produção foi 2018, com 101 trabalhos. A tendência identificada com mais trabalhos foi o contexto não escolar, com 418 trabalhos, já o tema de estudo com maior quantidade de pesquisas foi Concepções, Representações e Processos Cognitivos do Aprendiz em EA, com 365 trabalhos. A pesquisa evidencia a importância da "vigilância crí­tica" em relação o desempenho cientí­fico na área das Ciências Ambientais em diálogo com a EA.

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Biografia do Autor

Victor Hugo de Oliveira Henrique, UNEMAT

Doutorando em Ciências Ambientais - CELBE/UNEMATMestre em Educação - IB/UNESPGraduação em Biologia (UFMT), Quí­mica (FCE), Fí­sica (FATEC) e Pedagogia (UNISERRA)

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Publicado

11-02-2022