Mapeamento da produção acadêmica brasileira (teses e dissertações) em educação ambiental produzida na área das ciências ambientais
DOI:
https://doi.org/10.33871/23594373.2021.23.02.4362Abstract
Este artigo objetivou realizar um mapeamento de pesquisas a nível de teses e dissertações relacionadas a Educação Ambiental (EA) produzidas no âmbito de Programas de Pós-graduação em Ciências Ambientais no Brasil. Foi feito uma busca entre os anos de 1998 a 2019 em banco de dados de teses e dissertações. Foram localizados 725 trabalhos, distribuídos em 620 dissertações e 108 teses. A região com maior produção foi o Nordeste e o ano com maior produção foi 2018, com 101 trabalhos. A tendência identificada com mais trabalhos foi o contexto não escolar, com 418 trabalhos, já o tema de estudo com maior quantidade de pesquisas foi Concepções, Representações e Processos Cognitivos do Aprendiz em EA, com 365 trabalhos. A pesquisa evidencia a importância da "vigilância crítica" em relação o desempenho científico na área das Ciências Ambientais em diálogo com a EA.
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