A concepção de educação de Émile Durkheim e suas interfaces com o ensino
DOI:
https://doi.org/10.33871/23594373.2016.18.02.955Abstract
Este artigo apresenta um breve ensaio reflexivo sobre a concepção de educação presente na teoria de Émile Durkheim e suas implicações para o ensino. Os princípios, ideias e conceitos centrais do pensamento de Durkheim são abordados no texto com o objetivo de melhor entender e explicitar a sua concepção educacional. Destaca-se a perspectiva consensual e funcionalista que personaliza a concepção de educação presente na teoria durkheimiana, na qual a educação é reconhecida como instrumento destinado à instalação e manutenção da ordem social.
Palavras-chave: Émile Durkheim, Concepção funcionalista de educação.
Downloads
References
COSTA, C. Sociologia: introdução í ciência da sociedade. 2. ed. São Paulo: Editora Moderna, 1997.
DIAS, F. C. Durkheim e a Sociologia da Educação no Brasil. Em Aberto, Brasília, ano 9, n. 46, p. 33-48, abr./jun. 1990.
DURKHEIM, E. Educação e sociologia. 3. ed. São Paulo: Melhoramentos, 1952.
GUSMíO, P. D. Teorias Sociológicas. 3. ed. Rio de Janeiro: Companhia Editora Forense, 1972.
LUCENA, C. O pensamento educacional de Émile Durkheim. Revista HISTEDBR On-line, Campinas, n. 40, p. 295-305, dez. 2010.
LAKATOS, E. M. Sociologia geral. 6. ed. São Paulo: Editora Atlas S.A., 1990.
QUINTANEIRO, T.; BARBOSA, M. L. O.; OLIVEIRA, M. G. M. (Orgs.). Um toque de clássicos: Marx, Durkheim e Weber. 2. ed. Belo Horizonte: Editora UFMG, 2003.
Downloads
Published
Issue
Section
License
Todas as informações, opiniões, dados, referências, citações e posicionamentos
expressos nos textos científicos publicados são de inteira responsabilidade dos seus respectivos autores/escritores, cabendo-lhes os elogios, as críticas e as possíveis conseqüências legais e jurídicas.Uma vez aceito para publicação, o autor concorda em ceder os direitos autorais da publicação do texto científico encaminhado à revista Luminária.