O Tapete de Vidro na Sala de Estar: Uma Escultura Percorrí­vel em Curitiba

Autores

  • Renan Battisti Archer Universidade Federal do Paraná
  • Artur Freitas Universidade Estadual do Paraná

DOI:

https://doi.org/10.33871/23580437.2021.8.2.081-092

Palavras-chave:

Arte Contemporânea

Resumo

A obra "Ladrilhos" , da artista Laura Miranda, consiste numa obra de arte site-specific instalada em 1992 em espaço público, na cidade de Curitiba, que faz parte da paisagem urbana. Este artigo realiza uma análise deste trabalho artí­stico, no intuito de revelar seu processo de produção e como este cria especificidades a partir do fato de sua instalação em ambiente urbano. A princí­pio, utiliza-se o conceito de espaço em obra de Alberto Tassinari (2001) para compreender a relação fí­sica da escultura com seu entorno. Já para entender como o espaço participa subjetivamente da obra em seus aspectos históricos e sociais, a noção de functional site de James Meyer (2000) é pertinente, bem como o levantamento de dados sobre o histórico do desenvolvimento urbano da cidade de Curitiba, em particular da Rua XV de Novembro. Com este trabalho, procura-se realizar uma análise de como a obra de arte em questão assume particularidades materiais e conceituais pela sua condição de existência pública. Visa-se também realizar um debate conceitual sobre os limites fí­sicos e poéticos testados pela arte quando instala-se na cidade, utilizando a obra analisada como um estudo de caso. Por fim, confirma-se a conexão intrí­nseca entre a escultura "Ladrilhos" e os aspectos polí­ticos e sociais de seu contexto, enquanto a obra é lida a partir de uma subjetividade que revela facetas inéditas do espaço em que se insere.

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Biografia do Autor

Renan Battisti Archer, Universidade Federal do Paraná

Renan Battisti Archer é graduado em licenciatura em Artes Visuais pela Universidade Federal do Paraná, com interesse e produção acadêmica realizada em história da arte.

Artur Freitas, Universidade Estadual do Paraná

Professor Associado de História da Arte do curso de Artes Visuais e do Programa de Pós-Graduação em Artes da Universidade Estadual do Paraná (PPGARTES/UNESPAR), professor do Programa de Pós-Graduação em História da Universidade Federal do Paraná (PPGHIS/UFPR), lí­der do Grupo de Pesquisa Núcleo de Artes Visuais (NAVIS/CNPq) e autor, entre outros, de Arte de Guerrilha (Edusp, 2013), Festa no Vazio (Intermeios, 2017), Arte e Contestação (Curitiba: Medusa, 2013) e Arte e Polí­tica no Brasil (Org. Perspectiva, 2014).

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Publicado

2021-10-06 — Atualizado em 2022-12-13

Edição

Seção

Artigos