UM CENÁRIO DA RESOLUÇÃO DE PROBLEMAS NOS CURSOS DE LICENCIATURA EM MATEMÁTICA DA REGIÃO SUL DO BRASIL

Autores/as

  • Andresa Maria Justulin UTFPR

DOI:

https://doi.org/10.33871/22385800.2021.10.22.267-289

Resumen

O objetivo deste artigo foi investigar como a Resolução de Problemas se apresenta nos Cursos de Licenciatura em Matemática da Região Sul do Brasil. Para isso, buscaram-se elementos nos documentos e ementas dos cursos cadastrados no portal e-MEC e por meio de consulta individual nos sites das universidades. A pesquisa apresentou uma abordagem qualitativa, na modalidade documental, na tentativa de compreensão dos significados e características situacionais. Os resultados indicam que em 43 dos 49 cursos em que foi possível obter os dados, a Resolução de Problemas é trabalhada como tópico de ementa de uma ou mais disciplinas da Educação Matemática. Além disso, em dois cursos a Resolução de Problemas é disciplina obrigatória e em quatro, é abordada como disciplina optativa. Algumas fragilidades para a realização desta pesquisa foram: quanto o acesso às matrizes curriculares dos cursos e às referências utilizadas; cursos em processo de extinção, sem informações no site das instituições e cursos em reformulação, cujo novo cenário pode apresentar divergências em relação aos dados obtidos no levantamento realizado.

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Publicado

2021-09-30

Cómo citar

Justulin, A. M. (2021). UM CENÁRIO DA RESOLUÇÃO DE PROBLEMAS NOS CURSOS DE LICENCIATURA EM MATEMÁTICA DA REGIÃO SUL DO BRASIL. Revista Paranaense De Educação Matemática, 10(22), 267–289. https://doi.org/10.33871/22385800.2021.10.22.267-289

Número

Sección

Artigos Científicos