DESENVOLVIMENTO DO PENSAMENTO MATEMÁTICO, EM NÍVEL TEÓRICO, MEDIADO PELO CONCEITO DE FRAÇÃO A PARTIR DA GRANDEZA COMPRIMENTO

Autores/as

  • Josélia Euzébio da Rosa
  • Waldeir Amorim Albino

DOI:

https://doi.org/10.33871/22385800.2021.10.21.393-417

Resumen

Investigou-se o desenvolvimento do pensamento matemático, em nível teórico, por estudantes do curso de Pedagogia de uma universidade localizada no sul do estado de Santa Catarina, Brasil. Realizou-se um experimento didático desenvolvimental, com um semestre de duração. Os conceitos foram abordados no contexto de seus sistemas conceituais, a partir da relação entre grandezas, no movimento de redução do concreto ao abstrato e ascensão do abstrato ao concreto por meio das quatro ações de estudo propostas por Davýdov. Na especificidade do presente artigo, focouse no desenvolvimento do pensamento matemático, em nível teórico, mediado pelo conceito de fração a partir da grandeza comprimento. Durante o experimento, os acadêmicos revelaram a gênese do conceito de número fracionário a partir da grandeza comprimento e abstraíram em nível teórico. Entendeu-se que tal grau de abstração deve-se ao experimento objetal. As modelações gráfica e literal refletiam a essência revelada durante a modelação objetal.

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Publicado

2021-05-25

Cómo citar

Euzébio da Rosa, J., & Amorim Albino, W. (2021). DESENVOLVIMENTO DO PENSAMENTO MATEMÁTICO, EM NÍVEL TEÓRICO, MEDIADO PELO CONCEITO DE FRAÇÃO A PARTIR DA GRANDEZA COMPRIMENTO. Revista Paranaense De Educação Matemática, 10(21), 393–417. https://doi.org/10.33871/22385800.2021.10.21.393-417

Número

Sección

Artigos Científicos