O ENSINO DE GEOMETRIA ESPACIAL: UM PANORAMA DE PESQUISAS POR MEIO DE UMA METASSÍNTESE

Autores/as

  • Ohanna Peres Varela Garcia Lecrer Universidade Federal do ABC (UFABC)
  • Vinícius Pazuch Universidade Federal do ABC (UFABC)

DOI:

https://doi.org/10.33871/22385800.2020.9.20.38-61

Resumen

Este artigo visa identificar e compreender as tendências acerca dos aspectos teóricos e metodológicos que permeiam as pesquisas sobre geometria espacial em âmbito mundial entre 2009 e
2018. A partir de pesquisas nas bases de dados Web of Science, ERIC, Mathematics Education e PsycINFO, observou-se que 15 artigos se relacionam com o ensino de geometria espacial e, sobre
estes, realizou-se uma metassíntese para definir as tendências de pesquisas. Observou-se que os artigos relacionados com o ensino de geometria espacial são, em sua maioria, pesquisas empíricas com o foco na educação básica, tendo como objeto de observação alunos de ensino fundamental nos anos finais e de ensino médio, e, assim como os artigos com foco em professores, aplicaram testes e/ou separaram alunos ou professores em grupos para posterior comparação.

Descargas

Los datos de descargas todavía no están disponibles.

Publicado

2021-01-22

Cómo citar

Lecrer, O. P. V. G., & Pazuch, V. (2021). O ENSINO DE GEOMETRIA ESPACIAL: UM PANORAMA DE PESQUISAS POR MEIO DE UMA METASSÍNTESE. Revista Paranaense De Educação Matemática, 9(20), 38–61. https://doi.org/10.33871/22385800.2020.9.20.38-61

Número

Sección

Artigos Científicos