IDENTIFICAÇÃO DE TEMÁTICAS DE TRABALHOS DE CONCLUSÃO DE CURSO POR MEIO DE REDES SEMÂNTICAS

Autores/as

  • Verônica Cerqueira dos Santos Universidade Estadual de Feira de Santana
  • Marcos Grilo Universidade Estadual de Feira de Santana

DOI:

https://doi.org/10.33871/22385800.2020.9.20.219-235

Resumen

Este trabalho objetiva identificar as temáticas relevantes presentes nos trabalhos de conclusão do Curso de Licenciatura em Matemática da Universidade Estadual de Feira Santana-BA. O
método da nossa pesquisa fundamenta-se na Teoria de Redes, um campo científico utilizado para compreender padrões de conexões ou interações entre entidades. A partir dos títulos dos trabalhos de
conclusão do curso (TCC), construímos redes semânticas onde os vértices são palavras com significado intrínseco e arestas foram estabelecidas se duas palavras estão presentes em um mesmo
título. Os resultados encontrados apontam que as temáticas mais relevantes dos TCC estão associadas às palavras ENSINO, PROFESSOR, ALUNO, FORMAÇÃO, EDUCAÇÃO, ANÁLISE, APRENDIZAGEM e PRÁTICA. Desta forma, percebe-se uma aderência ao Projeto Pedagógico do Curso que tem como um de seus princípios desenvolver pesquisas com reflexões sobre o ensino da Matemática.

Descargas

Los datos de descargas todavía no están disponibles.

Publicado

2021-01-22

Cómo citar

Santos, V. C. dos, & Grilo, M. (2021). IDENTIFICAÇÃO DE TEMÁTICAS DE TRABALHOS DE CONCLUSÃO DE CURSO POR MEIO DE REDES SEMÂNTICAS. Revista Paranaense De Educação Matemática, 9(20), 219–235. https://doi.org/10.33871/22385800.2020.9.20.219-235

Número

Sección

Artigos Científicos