PERCEPÇÃO DE ESTUDANTES ACERCA DE PRÉ-CÁLCULO NA LICENCIATURA EM MATEMÁTICA

Autores/as

  • Fabiana Chagas de Andrade Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ)
  • Agnaldo da Conceição da Conceição Esquincalha Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ)
  • Ana Teresa de Carvalho Correa de Oliveira Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ)

DOI:

https://doi.org/10.33871/22385800.2020.9.19.172-197

Resumen

Neste artigo, apresentamos e discutimos as percepções de estudantes de Licenciatura em Matemática de três instituições de Ensino Superior públicas no estado do Rio de Janeiro sobre Pré-Cálculo (PC) e a atuação do professor na disciplina. Outro interesse foi investigar se ocorriam discussões com vistas ao desenvolvimento profissional, já que a disciplina é composta por muitos
conteúdos escolares, foco da atuação dos futuros professores. A pesquisa é de natureza qualitativa e a produção de dados se deu por meio da realização de três grupos focais, com a participação de 22 estudantes. Nos inspiramos na Análise Temática de Conteúdo para analisar as falas, e construímos
categorias: Percepções sobre PC na Licenciatura em Matemática e Percepções sobre o professor e suas práticas. Os resultados indicam que os principais objetivos de PC são modificar a visão acerca da matemática e contribuir para a formação didático-pedagógica. Os estudantes relataram dificuldades em conteúdos e adaptação. Em relação às aulas, identificamos que os professores têm uma abordagem diferenciada e ocorrem discussões sobre Ensino. Também emergiram as dimensões moral e ética, além de aspectos afetivos. Assim, acreditamos que PC tem uma especificidade na licenciatura e pode ser um espaço de contribuição não somente à formação matemática, mas também à profissional.

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Publicado

2020-12-10

Cómo citar

Andrade, F. C. de, Esquincalha, A. da C. da C., & Oliveira, A. T. de C. C. de. (2020). PERCEPÇÃO DE ESTUDANTES ACERCA DE PRÉ-CÁLCULO NA LICENCIATURA EM MATEMÁTICA. Revista Paranaense De Educação Matemática, 9(19), 172–197. https://doi.org/10.33871/22385800.2020.9.19.172-197