A EVASÃO ESCOLAR NA LICENCIATURA EM MATEMÁTICA NA EDUCAÇÃO A DISTÂNCIA: A VEZ E A VOZ DOS EVADIDOS

Autores/as

  • Antoneli da Silva Ramos Universidade Estadual do Paraná (UNESPAR)
  • Paulo César Gomes Universidade Estadual Paulista “Júlio de Mesquita Filho”

DOI:

https://doi.org/10.33871/22385800.2020.9.19.385-409

Resumen

A evasão escolar na formação de professores de matemática na Educação a Distância é fenômeno multideterminado e multifacetado que afeta estudantes e instituições de ensino superior em todo o país. Nossos objetivos neste artigo buscaram: conhecer o perfil do estudante evadido e compreender as principais motivações que o levaram a desistir da licenciatura em matemática. Disparamos um questionário online para 1000 participantes de uma instituição particular de ensino superior com polos em todo o Brasil. Nossos resultados apontam que, prevalentemente, os estudantes evadidos: são homens, professores, casados e com filhos, arrimos de família e que, desistiram porque passavam por problemas financeiros ou ficaram desempregados, tiveram dificuldades com disciplinas
da área matemática (Cálculo, Álgebra, Estatística, Geometria Analítica, entre outras), sentiram a ausência do contato presencial com colegas de turmas e com professores, sentimento de abandono ou solidão, da falta de apoio do tutor presencial e até mesmo em estabelecer rotinas e hábitos de estudos.

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Publicado

2020-12-10

Cómo citar

Ramos, A. da S., & Gomes, P. C. (2020). A EVASÃO ESCOLAR NA LICENCIATURA EM MATEMÁTICA NA EDUCAÇÃO A DISTÂNCIA: A VEZ E A VOZ DOS EVADIDOS. Revista Paranaense De Educação Matemática, 9(19), 385–409. https://doi.org/10.33871/22385800.2020.9.19.385-409