NOOSFERA E ASSUJEITAMENTO, DUAS NOÇÕES DA TEORIA ANTROPOLÓGICA DO DIDÁTICO PARA PROBLEMATIZAR O CURRÍCULO E MUDANÇAS CURRICULARES

Autores/as

  • Danielly Kaspary Universidade Federal do Mato Grosso do Sul, UFMS

DOI:

https://doi.org/10.33871/22385800.2019.8.17.229-247

Resumen

Os fenômenos didáticos em torno da difusão e da omissão dos objetos do saber em uma sociedade podem ser, em parte, compreendidos por meio do estudo das escolhas curriculares. Essas escolhas, segundo a teoria antropológica do didático, acontecem no seio de uma entidade chamada
noosfera. Nesse texto, temos como objetivo uma reflexão sobre alguns conceitos desse quadro teórico que nos ajudam a pensar o currículo e suas mudanças. Nós ilustramos essa reflexão teórica utilizando o contexto brasileiro, onde encontramos de um lado uma instituição oficial do estado – Programa Nacional do Livro Didático, PNLD – e do outro, as editoras de livros didáticos do setor privado. Para exemplificar o efeito do assujeitamento das editoras às demandas do PNLD, apresentamos brevemente algumas mudanças nos livros didáticos sobre a noção de número nos anos iniciais do ensino fundamental, com um olhar especial aos livros da primeira metade da década de 1990.

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Publicado

2020-12-10

Cómo citar

Kaspary, D. (2020). NOOSFERA E ASSUJEITAMENTO, DUAS NOÇÕES DA TEORIA ANTROPOLÓGICA DO DIDÁTICO PARA PROBLEMATIZAR O CURRÍCULO E MUDANÇAS CURRICULARES. Revista Paranaense De Educação Matemática, 8(17), 229–247. https://doi.org/10.33871/22385800.2019.8.17.229-247