O PROCESSO AFETIVO A PARTIR DAS REPRESENTAÇÕES DOS JOVENS E A MATEMÁTICA

Autores/as

  • Gilselene Guimarães Universidade Estácio de Sá (UNESA)

DOI:

https://doi.org/10.33871/22385800.2015.4.7.40-71

Resumen

A principal questão desse estudo está na investigação das representações afetivas existentes entre jovens e o processo de ensino e aprendizagem da matemática que pode gerar sucesso ou fracasso na evolução do mesmo. Esta disciplina, muitas vezes, é responsabilizada pela concepção de medos e
bloqueios dentro do cenário educacional. Busca-se, então, na relação da afetividade que envolve o aluno e seu professor, uma proposta de mudança para tais representações do imaginário juvenil. O objetivo se concentra em evidenciar e discutir propostas que integram o processo afetivo a partir das representações dos jovens e o aprendizado da matemática. A metodologia privilegia a pesquisa qualitativa utilizando a técnica do grupo focal para a obtenção do material coletado. A análise dos resultados concentra-se na
hipótese inicial de que a maioria dos jovens não gosta da disciplina de matemática. Entretanto, a interferência dos afetos, emoções e sentimentos, que envolve a relação aluno e professor, no contexto educacional, apresentou-se com resultado positivo e relevante, apontando para a importância da ampliação dos estudos nesta área, não apenas pelos seus conteúdos, mas por toda a representação que ela desenvolve
no universo que engloba os alunos e seus professores.

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Publicado

2020-11-18

Cómo citar

Guimarães, G. (2020). O PROCESSO AFETIVO A PARTIR DAS REPRESENTAÇÕES DOS JOVENS E A MATEMÁTICA. Revista Paranaense De Educação Matemática, 4(7), 40–71. https://doi.org/10.33871/22385800.2015.4.7.40-71

Número

Sección

Artigos Científicos