O RESGATE DO PODER SOCIAL DA MATEMÁTICA A PARTIR DA EDUCAÇÃO MATEMÁTICA CRÍTICA: UMA POSSIBILIDADE NA FORMAÇÃO PARA A CIDADANIA

Autores/as

  • Manuella Heloisa de Souza Carrijo Universidade Federal de Goiás (UFG)

DOI:

https://doi.org/10.33871/22385800.2014.3.5.248-270

Resumen

A formação para a cidadania está no foco das discussões nos mais diversos setores da sociedade, inclusive no campo educacional. Essa preocupação aparece claramente nos momentos em que surgem debates sobre o modo como a educação, e particularmente a Educação Matemática, deve ser organizada, as intenções do que se ensina e que tipo de sujeitos se pretende formar, principalmente ao se desejar o rompimento com as reproduções sociais fortemente caracterizadas pelas desigualdades, opressões e desrespeito às diversidades. Com o objetivo de contribuir com o debate sobre a qualidade da Educação Matemática, este trabalho se compromete em estabelecer uma reflexão acerca do papel da Educação Matemática numa
formação para a cidadania frente aos desafios de consolidação de um ideário igualitário. Para tanto, primeiramente é apresentada uma discussão sobre os diferentes conceitos de cidadania, sobre a questão de igualdade e equidade na educação e suas consequentes relações com a Educação Matemática. Finalmente, são sistematizados, por meio da Educação Matemática Crítica como alternativa teórica e prática, as possibilidades de formação de espaços de aprendizagem capazes de promover ensino a formação de sujeitos capazes de promover transformação.

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Publicado

2020-11-17

Cómo citar

Carrijo, M. H. de S. (2020). O RESGATE DO PODER SOCIAL DA MATEMÁTICA A PARTIR DA EDUCAÇÃO MATEMÁTICA CRÍTICA: UMA POSSIBILIDADE NA FORMAÇÃO PARA A CIDADANIA. Revista Paranaense De Educação Matemática, 3(5), 248–270. https://doi.org/10.33871/22385800.2014.3.5.248-270

Número

Sección

Artigos Científicos