AS TRAMAS DA FORMAÇÃO DOCENTE NO CONTEXTO DE UM PROJETO: O PRINCÍPIO DO COMPARTILHAMENTO

Authors

  • Anemari Roesler Luersen Vieira Lopes Universidade Federal de Santa Maria/UFSM
  • Fabiana Fiorezi de Marco Universidade Federal de Uberlândia/UFU
  • Halana Garcez Borowsky Universidade Federal do Rio Grande do Norte/UFRN
  • Laura Pippi Fraga Secretaria de Município da Educação de Santa Maria/ SMEd
  • Patrícia Perlin Universidade Federal do Rio Grande do Sul/UFRGS

DOI:

https://doi.org/10.33871/22385800.2019.8.15.287-309

Abstract

Neste artigo são discutidas possíveis contribuições formativas do projeto interinstitucional “Educação Matemática nos anos iniciais do Ensino Fundamental: princípios e práticas da organização do ensino”, no âmbito do Observatório da Educação (CAPES), para os participantes de um de seus núcleos – graduandos, pós-graduandos e professores em exercício. Objetiva-se com o texto identificar as implicações da organização e da dinâmica das ações de um grupo para o processo formativo de seus componentes, com o intuito de desvelar o processo de aprendizagem de professores e futuros professores. Pelas análises realizadas, é possível destacar a interação de professores e futuros
professores com foco na escola de Educação Básica, cada qual com seus diferentes conhecimentos, que se complementavam; o incentivo ao envolvimento dos professores da Educação Básica em projetos de investigação; a produção, pelos participantes, de conhecimentos com seus pares e com alunos de sua sala de aula, respeitando a autonomia de cada integrante. As análises revelaram que, mesmo que a necessidade de participar tenha sido individual, para concretizá-la foi preciso a participação do outro, o que permite entender o compartilhamento de conhecimentos e experiências como premissa do projeto e do resultado da pesquisa.

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Published

2020-12-08

How to Cite

Lopes, A. R. L. V., Marco, F. F. de, Borowsky, H. G., Fraga, L. P., & Perlin, P. (2020). AS TRAMAS DA FORMAÇÃO DOCENTE NO CONTEXTO DE UM PROJETO: O PRINCÍPIO DO COMPARTILHAMENTO. Revista Paranaense De Educação Matemática, 8(15), 287–309. https://doi.org/10.33871/22385800.2019.8.15.287-309