A MODELAGEM MATEMÁTICA COMO UMA AÇÃO PEDAGÓGICA PARA O DESENVOLVIMENTO DE CONTEÚDOS DE ANÁLISE COMBINATÓRIA: EXTRAPOLANDO OS ESPAÇOS DA SALA DE AULA

Autores

DOI:

https://doi.org/10.33871/22385800.2021.10.23.145-170

Palavras-chave:

Ação pedagógica, Perspectiva sociocrítica, Atividades extraclasse, Análise Combinatória, Modelagem Matemática

Resumo

Este artigo apresenta o recorte de uma pesquisa de Mestrado Profissional em Educação Matemática realizada com 17 alunos do segundo ano do Ensino Médio, de uma escola particular, em uma cidade localizada na região Leste do Estado de Minas Gerais, cujo objetivo é apresentar uma ação pedagógica para a perspectiva sociocrítica da Modelagem Matemática relacionada com o desenvolvimento de conceitos de Análise Combinatória. Durante o desenvolvimento das atividades de modelagem, os alunos em seus grupos visitaram as academias para observar os processos de prescrição das fichas de treinos de musculação em horários considerados como de pico, nos quais, geralmente, é necessário realizar o revezamento de equipamentos entre os frequentadores dessa modalidade de treinamento físico. Após essa visita, os alunos realizaram atividades curriculares nas aulas de Matemática para analisarem os processos de prescrição das fichas de treino e elaborarem modelos matemáticos com o suporte do conhecimento de análise combinatória, que objetivou minimizar e/ou reduzir o problema de congestionamento nas academias visitadas. Os dados produzidos nessa pesquisa, de caráter qualitativo, foram analisados por meio de uma adaptação da Teoria Fundamentada nos Dados. Os resultados mostram que uma das sugestões para minimizar o problema de congestionamento nessas academias foi aumentar o número de aparelhos no salão de musculação. É importante destacar que as discussões críticas e reflexivas sobre a qualidade do serviço oferecido pelas academias também foram observadas pelos alunos no processo de elaboração dos modelos matemáticos.

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Biografia do Autor

Ticiano Azevedo Bastos, Secretaria de Educação de Minas Gerais

Mestre em Educação Matemática pela Universidade Federal de Ouro Preto - UFOP (2019), especialista em Educação Matemática pelo Centro Universitário de Caratinga - UNEC (2006) e graduado em Matemática, licenciatura plena, pela Universidade Vale do Rio Doce - UNIVALE (2004). Desde o ano de 2004 atuo na área da Educação, com experiência na docência de Matemática no Ensino Básico - Ensino Fundamental I e II e Ensino Médio e no Ensino Superior na docência das disciplinas de Álgebra Linear, Cálculo Integral e Diferencial, Estatística e Probabilidade, Fundamentos de Matemática, Geometria Analítica, Matemática Financeira, Matemática Discreta e Pré Cálculo. Realizo pesquisas na área da Educação Matemática relacionadas à Modelagem Matemática.

Milton Rosa, Universidade Federal de Ouro Preto

Possui licenciatura em Ciências/Matemática-Faculdade de Ciências e Letras Plínio Augusto Amaral-FCLPAA (1983) e licenciatura em Pedagogia-FCLPAA (1994), em Amparo-SP. Especialização Educação Matemática-Etnomatemática/Modelagem-PUC/Campinas (1999). Mestrado Educação Matemática, California State University, Sacramento-CSUS (2000). Doutorado em Educacão, Liderança Educacional-CSUS (2010), Estados Unidos. Ambos diplomas revalidados pela USP. Pós-Doutorado em Educação-Etnomodelagem-USP (2015). Professor Associado II, na Universidade Federal de Ouro Preto (UFOP), atuando como professor/pesquisador desde 2011. Membro do Conselho Departamental-CEAD/UFOP (2016/2021). Membro (2014/2018) e membro suplente (2020/2022) do Colegiado do Mestrado Acadêmico em Educação Matemática-UFOP. Presidente Colegiado Curso Licenciatura Matemática,distância, CEAD/UFOP (2016/2021). Membro da Subcâmara das Llcenciaturas-UFOP, desde 2012. Membro Colegiado Curso Licenciatura Pedagogia, distância-CEAD/UFOP (2017/2021). Presidente Núcleo Docente Estruturante (NDE) do Curso Licenciatura Matemática a distância-CEAD/UFOP, desde 2015. Membro suplente da Comissão Permanente de Internacionalização-CPInter/UFOP (2020/2022). Membro do North American Study Group on Ethnomathematics (NASGEm), Estados Unidos, desde 2000. Foi representante dos professores do Departamento de Educação Matemática (DEEMA), no Conselho Departamental-ICEB/UFOP (2016/2020) e membro do Comitê Gestor-UFOP (2014/2018). Atua como: a) Vice-coordenador Programa de Mestrado Acadêmico em Educação Matemática-UFOP (2018-2022), b) Presidente do International Study Group on Ethnomathematics-ISGEm (2020-2024). Estados Unidos, c) Editor do Journal of Mathematics and Culture (Qualis B4), Estados Unidos, desde 2011, d) Editor do Journal of Numerical Cognition, Alemanha (2014-2021), Editor do ISGEm Newsletter, Estados Unidos, desde 01/2020 e) Coordenador GT5-História da Matemática e Cultura-SBEM (2018/2021), f) Membro Diretoria - International Committee (IC) - Mathematics Education and Society-MES (2015-2021), g) Membro Diretoria-The International Community of Teachers of Mathematical Modelling and Applications?ICTMA (2017-2023). h) Membro Diretoria-Primeiro Tesoureiro-SBEM-MG (2019/2021), i) Membro Conselho Nacional Deliberativo (CND)-SBEM (2018-2021), j) Membro Conselho Nacional Editorial-CNE/SBEM (2019-2021), k) Membro Comitê Editorial de 18 periódicos e parecerista de 30 periódicos nacionais e internacionais, o) Membro do Comitê de Organização de 25 eventos nacionais e internacionais, p) Membro Conselho Nacional Editorial-SBEM (2019-2021), l) Orientação de 12 dissertações de mestrado concluídas, m) Coorientação de 3 dissertações de mestrado concluídas, n) Orientação de 3 iniciações científicas concluídas. Consultar Lattes para detalhamento de produções científicas (artigos, capítulos e livros, publicações em anais de eventos) - todas as produções são comprovadas. Atuou como: a) Diretor da Sociedade Brasileira de Educação Matemática-Regional Minas Gerais-SBEM-MG (2015/2018), b) Vice-coordenador GT5-SBEM (2015-2018) e c) Membro Diretoria-International Study Group on Ethnomathematics-ISGEm (2014-2019). Foi coordenador de: a) Grupo de Estudo em Etnomatemática, ICME-13, Alemanha (2016) e b) Diretor do Tema: Aspectos Socioculturais da Matemática, XV CIAEM, México (2019). Organizou e escreveu livros, capítulos e artigos qualificados em inglês, espanhol e português. Foi palestrante, participou de mesas-redondas e coordenou sessões em congressos nacionais e internacionais. É membro de corpo editorial e parecerista de periódicos nacionais e internacionais. Tem experiência em Educação Matemática nas áreas: Etnomatemática, Modelagem, Etnomodelagem, Currículo e Instrução, Liderança Educacional, Educação Inclusiva e Educação a Distância. Desde 03/2019 é Bolsista de Produtividade em Pesquisa do CNPq - Nível 2.

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Publicado

14-12-2021

Como Citar

Bastos, T. A., & Rosa, M. (2021). A MODELAGEM MATEMÁTICA COMO UMA AÇÃO PEDAGÓGICA PARA O DESENVOLVIMENTO DE CONTEÚDOS DE ANÁLISE COMBINATÓRIA: EXTRAPOLANDO OS ESPAÇOS DA SALA DE AULA. Revista Paranaense De Educação Matemática, 10(23), 145–170. https://doi.org/10.33871/22385800.2021.10.23.145-170