AVALIAÇÃO EM MODELAGEM MATEMÁTICA: FOCOS E MODOS DE FAZER

Autores/as

  • Gustavo Granado Magalhães
  • Lourdes Maria Werle de Almeida UEL

DOI:

https://doi.org/10.33871/22385800.2021.10.23.305-327

Palabras clave:

Modelagem Matemática, Avaliação, Educação Matemática

Resumen

Este artigo apresenta uma investigação relativa à avaliação em modelagem matemática. Os resultados decorrem de uma revisão sistemática de artigos publicados no período de 2010 a 2020, considerando tanto publicações brasileiras quanto internacionais. A análise das publicações conduz à identificação dos principais focos e encaminhamentos dados à avaliação em modelagem na última década. Identificamos três focos de avaliação: as etapas identificadas no ciclo de modelagem, avaliação da competência e de sub-competências de modelagem e a avaliação da aprendizagem de conteúdos da Matemática. Relativamente aos encaminhamentos, estes se voltam para duas possibilidades: um viés holístico, em que se busca avaliar a modelagem como um todo; um viés atomístico, em que se avalia, separadamente, partes do desenvolvimento da atividade de modelagem. Com relação aos instrumentos usados para a avaliação, identificamos cinco possibilidades: as rubricas de avaliação, o uso de testes com questões de múltipla-escolha, a estruturação de um framework para as ações dos alunos, a atividade de modelagem como um instrumento de avaliação e a elaboração de critérios a posteriori para avaliar. A principal lacuna detectada nas práticas de avaliação refere-se à possibilidade de incorporar nos instrumentos de avaliação as diferentes perspectivas com que atividades de modelagem podem ser introduzidas nas aulas de matemática.

Descargas

Los datos de descargas todavía no están disponibles.

Publicado

2021-12-14

Cómo citar

Magalhães, G. G., & Almeida, L. M. W. de. (2021). AVALIAÇÃO EM MODELAGEM MATEMÁTICA: FOCOS E MODOS DE FAZER. Revista Paranaense De Educação Matemática, 10(23), 305–327. https://doi.org/10.33871/22385800.2021.10.23.305-327