UMA EXPERIÊNCIA DE EDUCAÇÃO MATEMÁTICA CRÍTICA COM ALUNOS DO ENSINO MÉDIO A PARTIR DA TABELA NUTRICIONAL DE ALIMENTOS

Autores

  • Lauro Chagas e Sá
  • Elcio Pasolini Milli
  • Ícaro Chiabai

DOI:

https://doi.org/10.33871/22385800.2021.10.22.516-530

Resumo

O artigo aborda a validação de um material educativo sobre Educação Estatística a partir de tabelas nutricionais de alimentos e avalia sua contribuição para a reflexão sobre hábitos alimentares à luz da Educação Matemática Crítica. Os pressupostos teóricos e metodológicos fundamentam-se na referência à realidade no âmbito dos cenários para investigação de Ole Skovsmose. A validação do material foi realizada com estudantes do Ensino Médio Integrado de uma instituição federal em fevereiro de 2019. A partir dessa experiência, o texto explora as potencialidades do material educativo, apontando reflexões sobre o senso crítico referente à Educação Matemática, à Educação Nutricional e à Educação Estatística. Para além das aprendizagens relativas a conteúdos de Estatística e a informações nutricionais, concluímos que a atividade propiciou um olhar mais crítico em relação aos hábitos alimentares dos estudantes, incentivando-os a pensar sobre alimentação saudável.

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Publicado

30-09-2021

Como Citar

Sá, L. C. e, Milli, E. P., & Chiabai, Ícaro. (2021). UMA EXPERIÊNCIA DE EDUCAÇÃO MATEMÁTICA CRÍTICA COM ALUNOS DO ENSINO MÉDIO A PARTIR DA TABELA NUTRICIONAL DE ALIMENTOS. Revista Paranaense De Educação Matemática, 10(22), 516–530. https://doi.org/10.33871/22385800.2021.10.22.516-530

Edição

Seção

Relatos de Experiência