A LEITURA DE IMAGENS DO TRATADO MATHESIS BICEPS: VETUS ET NOVA NA ARTICULAÇÃO ENTRE HISTÓRIA DA MATEMÁTICA E ENSINO

Autores

  • Marisa Raquel de Melo Pereira Universidade Estadual de Maringá (UEM)
  • Lucieli M. Trivizoli Universidade Estadual de Maringá (UEM)

DOI:

https://doi.org/10.33871/22385800.2020.9.18.360-375

Resumo

O presente estudo apresenta alguns resultados de nossa pesquisa de mestrado em que apresentamos uma proposta didática buscando a articulação entre História da Matemática e ensino por meio da leitura de imagens presentes no tratado Mathesis Biceps: Vetus et Nova (1670) de Juan
Caramuel y Lobkowitz (1606 – 1682). A partir do estudo dos contextos de produção do referido tratado, da busca de informações sobre seu autor e pautados na didática da pedagogia histórico-crítica elencamos conteúdos de Matemática do Ensino Fundamental que podem ser explicados tendo como
ponto de partida a leitura das imagens escolhidas. Para esse texto, apresentamos nossas ideias para a proposta de trabalho dos conteúdos de Proporcionalidade e Semelhança, com ênfase na Semelhança de Triângulos.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Downloads

Publicado

10-12-2020

Como Citar

Pereira, M. R. de M., & Trivizoli, L. M. (2020). A LEITURA DE IMAGENS DO TRATADO MATHESIS BICEPS: VETUS ET NOVA NA ARTICULAÇÃO ENTRE HISTÓRIA DA MATEMÁTICA E ENSINO. Revista Paranaense De Educação Matemática, 9(18), 360–375. https://doi.org/10.33871/22385800.2020.9.18.360-375

Edição

Seção

Artigos Científicos