ADEQUAÇÃO DE UMA ATIVIDADE DE MODELAGEM MATEMÁTICA PARA UMA UNIDADE DE ENSINO POTENCIALMENTE SIGNIFICATIVA

Autores

  • Eliane Siviero da Silva Dalbon Universidade Estadual do Oeste do Paraná (UNIOESTE)
  • Renato Francisco Merli Universidade Tecnológica Federal do Paraná/UTFPR

DOI:

https://doi.org/10.33871/22385800.2019.8.16.179-205

Resumo

Esse artigo apresenta uma proposta de adaptação de uma atividade de Modelagem Matemática (MM) aos pressupostos teóricos da Aprendizagem Significativa (AS), em especial, as Unidades de Ensino Potencialmente Significativas (UEPS). Para isso, inicialmente, foi realizada uma pesquisa bibliográfica sobre os principais conceitos de Modelagem Matemática, Aprendizagem Significativa e Unidades de Ensino Potencialmente Significativas. Na sequência, foi apresentada uma atividade de Modelagem Matemática já aplicada em sala de aula e as ações necessárias para sua
adaptação em uma Unidade de Ensino Potencialmente Significativa. Dos diversos aspectos que podem ser levantados sobre o uso da UEPS em articulação com a MM, pode-se destacar que a primeira ajuda a pensar no processo cognitivo individual do aluno, fortalecendo ainda mais aspectos que já eram realçados com o uso da MM, como autonomia e tomada de decisão coletiva e individual. Destaca-se, ainda, a necessidade de readequar alguns momentos da atividade para que ela se torne potencialmente
significativa. Um exemplo está na etapa de avaliação da aprendizagem, a qual, na MM, acontece durante todo o processo e de forma coletiva e na UEPS é sugerido que se realize uma avaliação individual.

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Publicado

09-12-2020

Como Citar

Dalbon, E. S. da S., & Merli, R. F. (2020). ADEQUAÇÃO DE UMA ATIVIDADE DE MODELAGEM MATEMÁTICA PARA UMA UNIDADE DE ENSINO POTENCIALMENTE SIGNIFICATIVA. Revista Paranaense De Educação Matemática, 8(16), 179–205. https://doi.org/10.33871/22385800.2019.8.16.179-205

Edição

Seção

Artigos Científicos