UMA ABORDAGEM HISTÓRICA E TECNOLÓGICA PARA O ENSINO DA CONSTANTE DE EULER

Autores

  • Daniel de Jesus Silva Universidade do Estado da Bahia – UNEB
  • Victor Giraldo Universidade Federal do Rio de Janeiro – UFRJ

DOI:

https://doi.org/10.33871/22385800.2019.8.16.206-230

Resumo

As mudanças que desejamos que aconteçam no contexto educacional demandam metodologias inovadoras. Dentre estas, encontra-se a articulação entre história da matemática e tecnologias digitais em atividades investigativas como possibilidade metodológica no componente
curricular de Cálculo Diferencial e Integral II. Este artigo relata práticas pedagógicas em uma experiência conduzida dessa forma, especificamente com a constante de Euler. Participaram da experiência o professor (primeiro autor deste artigo) e 15 estudantes do curso de Licenciatura em
Matemática da Universidade do Estado da Bahia (UNEB). A experiência foi estruturada em três etapas, que partiram da exploração de um problema histórico sobre finanças, e foram desenvolvidas com a mediação de recursos digitais. Resultados indicam um maior engajamento e produção de sentidos por parte dos estudantes, embora dificuldades com o uso dos recursos digitais tenham sido relatadas.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Downloads

Publicado

09-12-2020

Como Citar

Silva, D. de J., & Giraldo, V. (2020). UMA ABORDAGEM HISTÓRICA E TECNOLÓGICA PARA O ENSINO DA CONSTANTE DE EULER. Revista Paranaense De Educação Matemática, 8(16), 206–230. https://doi.org/10.33871/22385800.2019.8.16.206-230

Edição

Seção

Artigos Científicos