REFLEXÕES SOBRE O USO DE MAPAS CONCEITUAIS NO ENSINO DE DERIVADAS NAS AULAS DE CÁLCULO DIFERENCIAL E INTEGRAL

Autores

  • Adriele Carolini Waideman Universidade Estadual do Oeste do Paraná (UNIOESTE)
  • Claudete Cargnin Universidade Tecnológica Federal do Paraná/UTFPR

DOI:

https://doi.org/10.33871/22385800.2019.8.16.231-247

Resumo

Esta pesquisa apresenta reflexões a respeito de como os Mapas Conceituais (MC) podem contribuir para o ensino nas aulas de cálculo, especificamente no conteúdo de derivadas. Os mapas podem ser vistos como ferramenta educacional para o ensino e, para a aprendizagem; sua construção requer muito estudo e planejamento, para o aluno e para o professor, por se tratar de uma estrutura hierarquizada e ter palavras (ou frases) de ligação, o que requer um reconhecimento das relações existentes entre os conceitos. Nosso objetivo é discutir a relevância dessa ferramenta no processo de ensino, a partir das reflexões advindas da sua utilização em sala de aula. A experiência contou com
alunos do curso de Licenciatura em Matemática, de uma universidade do noroeste do Estado do Paraná. Os mapas analisados e os depoimentos dos alunos trazem um alerta em relação à preparação das aulas a serem ministradas e o quanto ferramentas estratégicas e didáticas, dentro da sala de aula, podem colaborar para um melhor envolvimento na disciplina.

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Publicado

09-12-2020

Como Citar

Waideman, A. C., & Cargnin, C. (2020). REFLEXÕES SOBRE O USO DE MAPAS CONCEITUAIS NO ENSINO DE DERIVADAS NAS AULAS DE CÁLCULO DIFERENCIAL E INTEGRAL. Revista Paranaense De Educação Matemática, 8(16), 231–247. https://doi.org/10.33871/22385800.2019.8.16.231-247

Edição

Seção

Artigos Científicos