MENOS COM MENOS É MENOS OU É MAIS? RESOLUÇÃO DE PROBLEMAS DE MULTIPLICAÇÃO E DIVISÃO DE NÚMEROS INTEIROS NA SALA DE AULA

Autores

  • Evanilson Landim Universidade de Pernambuco
  • Lícia de Souza Leão Maia Universidade Federal de Pernambuco (UFPE)

DOI:

https://doi.org/10.33871/22385800.2018.7.14.88-109

Resumo

Afirmar que menos com menos é mais não é uma ação trivial, tampouco uma verdade que se sustenta em todas as situações. O artigo, ora apresentado, busca compreender as dificuldades e
resistências de adolescentes, jovens e adultos escolarizados na compreensão dos conceitos relativos à multiplicação e à divisão de números inteiros. Foram feitas entrevistas clínicas com 32 estudantes já escolarizados na multiplicação e divisão de números inteiros. Os participantes responderam a 17 itens distribuídos em três questões elaboradas e analisadas a partir da teoria dos campos conceituais. Os resultados trouxeram à tona que, tanto os estudantes da EJA, quanto os do 8º ano do Ensino Fundamental ainda apresentam dificuldades na resolução de situações que envolvem a multiplicação e a divisão de números inteiros relativos.

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Publicado

27-11-2020

Como Citar

Landim, E., & Maia, L. de S. L. (2020). MENOS COM MENOS É MENOS OU É MAIS? RESOLUÇÃO DE PROBLEMAS DE MULTIPLICAÇÃO E DIVISÃO DE NÚMEROS INTEIROS NA SALA DE AULA. Revista Paranaense De Educação Matemática, 7(14), 88–109. https://doi.org/10.33871/22385800.2018.7.14.88-109

Edição

Seção

Artigos Científicos