AÇÕES DE ESTUDANTES EM AULAS DE MATEMÁTICA DIANTE DA LOUSA DIGITAL E DE OBJETOS DE APRENDIZAGEM

Autores

  • Fabio Roberto Vicentin Universidade Estadual de Londrina (UEL)
  • Marinez Meneghello Passos Universidade Estadual de Londrina (UEL)
  • Sergio de Mello Arruda Universidade Tecnológica Federal do Paraná/UTFPR

DOI:

https://doi.org/10.33871/22385800.2018.7.14.154-178

Resumo

Neste artigo apresentamos os resultados de uma pesquisa que procurou investigar se o uso de objetos de aprendizagem na lousa digital seria capaz de proporcionar a interação e a interatividade,
criando um ambiente de aprendizagem colaborativo. As atividades, que compõem os objetos de aprendizagem “Monte uma fração”, “Associe frações”, “Feira dos pesos”, “Balançando”, “Frações” e
“Mico Matemático”, foram exploradas por um grupo de dez estudantes de uma turma de 6º ano do Ensino Fundamental. Os dados provenientes de dez aulas de Matemática foram coletados por meio de notas de campo realizadas pelo professor pesquisador e gravações em vídeo que foram posteriormente transcritas e analisadas. A análise dos dados nos permitiu destacar indícios de interação e de interatividade por intermédio da simulação planejada para uso na lousa digital como um recurso tecnológico em sala de aula, além de ter propiciado aos estudantes um ambiente colaborativo de aprendizagem. A pesquisa também revelou ações indiretas do saber na sala de aula, focando nos objetos de aprendizagem que influenciaram de alguma forma

Downloads

Não há dados estatísticos.

Downloads

Publicado

27-11-2020

Como Citar

Vicentin, F. R., Passos, M. M., & Arruda, S. de M. (2020). AÇÕES DE ESTUDANTES EM AULAS DE MATEMÁTICA DIANTE DA LOUSA DIGITAL E DE OBJETOS DE APRENDIZAGEM. Revista Paranaense De Educação Matemática, 7(14), 154–178. https://doi.org/10.33871/22385800.2018.7.14.154-178

Edição

Seção

Artigos Científicos