PROGRAMA DE EDUCAÇÃO FINANCEIRA NAS ESCOLAS - ENSINO MÉDIO: UMA ANÁLISE DOS MATERIAIS NA PERSPECTIVA DA EDUCAÇÃO MATEMÁTICA CRITICA

Autores

  • Inglid Teixeira da Silva Universidade Federal de Pernambuco (UFPE)
  • Ana Coêlho Vieira Selva Universidade Federal de Pernambuco (UFPE)

DOI:

https://doi.org/10.33871/22385800.2017.6.12.350-370

Resumo

A inclusão da educação financeira nas escolas vem sendo amplamente discutida. No Brasil, esta discussão foi impulsionada pela Estratégia Nacional de Educação financeira (ENEF) que, dentre outras ações, propõe o Programa de Educação Financeira nas Escolas – Ensino Médio, que está em fase de implementação. O estudo da educação financeira nas escolas traz uma forte ligação com a matemática vivenciada pelos estudantes, pois são diversas as situações matemáticas que envolvem finanças no dia a dia. Skovsmose (2000) identifica diferentes ambientes de aprendizagem que auxiliam na análise das situações propostas na escola e nos livros didáticos de matemática, na perspectiva do desenvolvimento da educação matemática crítica, que gere reflexão e leve os estudantes à tomada de decisão. Nesse contexto, esta pesquisa buscou analisar o material didático do programa de educação financeira proposto pelo Ministério da Educação para o Ensino Médio, desenvolvido pela ENEF, identificando os ambientes de aprendizagem (SKOVSMOSE, 2000) que as atividades sugeridas no livro do aluno podem proporcionar. Os resultados encontrados mostram que as atividades dos livros do aluno apresentam potencial para o desenvolvimento dos ambientes de aprendizagem tendo como referência, principalmente, a realidade e cenários de investigação.

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Publicado

25-11-2020

Como Citar

Silva, I. T. da, & Selva, A. C. V. (2020). PROGRAMA DE EDUCAÇÃO FINANCEIRA NAS ESCOLAS - ENSINO MÉDIO: UMA ANÁLISE DOS MATERIAIS NA PERSPECTIVA DA EDUCAÇÃO MATEMÁTICA CRITICA. Revista Paranaense De Educação Matemática, 6(12), 350–370. https://doi.org/10.33871/22385800.2017.6.12.350-370

Edição

Seção

Artigos Científicos