CENÁRIOS PARA INVESTIGAÇÕES NAS SALAS DE AULAS DE MATEMÁTICA DE ESCOLAS BRASILEIRAS

Autores

  • Reginaldo Ramos de Britto Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF)
  • Amanda Queiroz Moura Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho (UNESP)
  • Carolina Azevedo França do Nascimento Universidade do Estado Rio de Janeiro (UERJ)
  • Célia Roncato Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho (UNESP)
  • Denival Biotto Filho Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho (UNESP)
  • Michele de Oliveira Ribeiro Figueiredo Universidade Federal de Juiz Fora (UFJF)

DOI:

https://doi.org/10.33871/22385800.2017.6.12.371-396

Resumo

Durante o I Colóquio de Pesquisa em Educação Matemática Crítica, em 2016, ocorrido na UNESP – Universidade Estadual Paulista “Júlio de Mesquita Filho”, campus Rio Claro, instalou-se o Grupo de trabalho Cenários para investigação e trabalho com projetos, ocupado em discutir essa temática dentro do contexto das escolas brasileiras. Neste artigo, apresentaremos relatos sobre alguns trabalhos desenvolvidos em escolas de níveis educacionais e regiões diferentes do país. Estas discussões concentram-se na problematização e reflexões que envolvem possíveis cenários para investigações, construídos em cada um dos espaços singulares de atuações de seus autores. São relatos de professores e pesquisadores que tem como inspiração a perspectiva da Educação Matemática Crítica para explorar como tais práticas podem trazer novos significados para o ensino e aprendizagem da matemática.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Downloads

Publicado

25-11-2020

Como Citar

Britto, R. R. de, Moura, A. Q., Nascimento, C. A. F. do, Roncato, C., Filho, D. B., & Figueiredo, M. de O. R. (2020). CENÁRIOS PARA INVESTIGAÇÕES NAS SALAS DE AULAS DE MATEMÁTICA DE ESCOLAS BRASILEIRAS. Revista Paranaense De Educação Matemática, 6(12), 371–396. https://doi.org/10.33871/22385800.2017.6.12.371-396

Edição

Seção

Relatos de Experiência