UMA INVESTIGAÇÃO COM ALUNOS SURDOS DO ENSINO FUNDAMENTAL: O CÁLCULO MENTAL EM QUESTÃO

Authors

  • Maria Emília Melo Tamanini Zanquetta Universidade Estadual de Maringá
  • Clélia Maria Ignatius Nogueira Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho

DOI:

https://doi.org/10.33871/22385800.2017.6.10.61-89

Abstract

Esta pesquisa objetivou identificar as possibilidades didático-pedagógicas de um trabalho sistematizado com cálculo mental de forma dialógica em Libras com alunos surdos fluentes. A pesquisa foi sustentada teoricamente na Teoria dos Campos Conceituais de Vergnaud. A opção metodológica foi a Engenharia Didática, com a aplicação de uma sequência didática composta por dois blocos: um referente ao Sistema de Numeração Decimal - SND e o outro ao Campo Conceitual Aditivo. Os sujeitos de pesquisa foram três alunos surdos que cursavam o final do 6° ano no início da pesquisa. Os principais resultados foram: que a noção dos números “ad infinitum” não estava relacionada apenas à extensão da sequência numérica; que a indiferenciação da numeração falada para a numeração escrita constituiu um desafio a ser vencido no bloco do SND; que as principais estratégias utilizadas pelos alunos foram: realizar a contagem a partir do primeiro número anunciado (não realizando uma sobrecontagem); realizar a sobrecontagem com e sem o auxílio dos dedos, usar a contagem regressiva com e sem auxílio dos dedos, recorrer a cálculos incorporados no seu repertório numérico; reproduzir mentalmente o algoritmo, mobilização de regras automatizadas; aplicar propriedades do SND e das operações e realizar cálculos apoiados na percepção de algumas regularidades identificadas nos números apresentados. Como resultados, concluiu-se que a dinâmica instaurada promoveu a aprendizagem dos conceitos envolvidos bem como favoreceu o desenvolvimento da atenção, do autocontrole e da autoconfiança de dois dos sujeitos que, além da surdez, também são diagnosticados com Transtorno do Déficit de Atenção e Hiperatividade – TDAH, com predomínio do déficit de atenção.

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Published

2020-11-20

How to Cite

Zanquetta, M. E. M. T., & Nogueira, C. M. I. (2020). UMA INVESTIGAÇÃO COM ALUNOS SURDOS DO ENSINO FUNDAMENTAL: O CÁLCULO MENTAL EM QUESTÃO. Revista Paranaense De Educação Matemática, 6(10), 61–89. https://doi.org/10.33871/22385800.2017.6.10.61-89

Issue

Section

Artigos Científicos