DIFICULDADES NA APRENDIZAGEM DOS NÚMEROS RACIONAIS MANIFESTADAS POR ESTUDANTES EM DOIS NÍVEIS DE ESCOLARIDADE

Autores

  • Jéssika Naves de Oliveira Universidade Tecnológica Federal do Paraná - UTFPR
  • Eliane Maria de Oliveira Araman Universidade Tecnológica Federal do Paraná – UTFPR

DOI:

https://doi.org/10.33871/22385800.2017.6.10.175-203

Resumo

Este trabalho tem como objetivo realizar uma reflexão a respeito de algumas dificuldades apresentadas pelos alunos, em relação ao conjunto dos números racionais, no 9° ano do Ensino Fundamental e 3° ano do Ensino Médio. Para isso, foi aplicada uma sequência de atividades com 11 questões, das quais cinco serão discutidas nesse artigo. Tal sequência foi aplicada para 134 alunos, em que 72 eram do 9° ano do Ensino Fundamental e 62 do 3° ano do Ensino Médio, de três escolas
públicas do município de Cornélio Procópio-PR. Para a análise desses dados, foram utilizadas algumas técnicas da Análise de Conteúdo proposta por Bardin (2004). Por meio das análises foi possível observar que os alunos apresentam muitas dificuldades, que as mesmas persistem ao longo dos anos e que embora o conteúdo dos números racionais esteja disposto nos documentos oficiais para ser
ensinado no 7° ano do Ensino Fundamental, mesmo no 3° ano do Ensino Médio tais dificuldades ainda estão presentes.

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Publicado

20-11-2020

Como Citar

Oliveira, J. N. de, & Araman, E. M. de O. (2020). DIFICULDADES NA APRENDIZAGEM DOS NÚMEROS RACIONAIS MANIFESTADAS POR ESTUDANTES EM DOIS NÍVEIS DE ESCOLARIDADE. Revista Paranaense De Educação Matemática, 6(10), 175–203. https://doi.org/10.33871/22385800.2017.6.10.175-203

Edição

Seção

Artigos Científicos