O CONHECIMENTO MATEMÁTICO SOBRE OS DESCRITORES “ESPAÇO E FORMA” DE LICENCIANDOS EM UM CURSO DE PEDAGOGIA NA MODALIDADE A DISTÂNCIA: RESULTADOS PARCIAIS

Autores

  • Rui Marcos de Oliveira Barros niversidade Estadual de Maringá- UEM
  • Helenara R. Sampaio Universidade Estadual de Maringá

DOI:

https://doi.org/10.33871/22385800.2014.3.4.203-222

Resumo

Neste artigo, apresentam-se os conteúdos matemáticos abordados na Prova Brasil no 5º ano do Ensino Fundamental, em relação ao Tema I - Espaço e Forma, da matriz de referência, analisados em três
atividades propostas a 47 licenciandos de um curso de Pedagogia na modalidade à distância, distribuídos em 6 polos de diferentes cidades da Universidade Aberta do Brasil. Por meio das atividades resolvidas pelos licenciandos, evidenciam-se as dificuldades dos alunos quanto à identificação das figuras tridimensionais, dos polígonos e quadriláteros e suas propriedades e as relações entre seus lados (paralelos, congruentes, perpendiculares). Desse estudo, concluiu-se que os materiais disponibilizados no Ambiente Virtual de Aprendizagem da disciplina “Espaço e Forma” não se referenciaram nos descritores de matemática na elaboração de sua ementa. Tal ação pedagógica poderia ter contribuído para a construção e organização dos conhecimentos matemáticos dos
licenciandos em relação ao Tema I.

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Publicado

16-11-2020

Como Citar

Barros, R. M. de O., & Sampaio, H. R. (2020). O CONHECIMENTO MATEMÁTICO SOBRE OS DESCRITORES “ESPAÇO E FORMA” DE LICENCIANDOS EM UM CURSO DE PEDAGOGIA NA MODALIDADE A DISTÂNCIA: RESULTADOS PARCIAIS. Revista Paranaense De Educação Matemática, 3(4), 203–222. https://doi.org/10.33871/22385800.2014.3.4.203-222