ANÁLISE COMBINATÓRIA E RESOLUÇÃO DE PROBLEMAS: UMA EXPERIÊNCIA EM UM CONTEXTO DE ESTÁGIO SUPERVISIONADO

Autores

  • Paulo Henrique Rodrigues Universidade Estadual de Londrina
  • Alessandra Negrini Dalla Barba Universidade Estadual de Londrina
  • Bruno Rodrigo Teixeira Universidade Estadual de Londrina

DOI:

https://doi.org/10.33871/22385800.2013.2.2.203-229

Resumo

O objetivo deste trabalho é apresentar o relato e as reflexões desencadeadas a partir de uma experiência vivenciada com alunos de 2º ano do Ensino Médio, no desenvolvimento de uma oficina sobre o conteúdo matemático Análise Combinatória por meio da Resolução de Problemas, tomando esta como estratégia metodológica para o ensino e a aprendizagem de Matemática. A preparação e implementação da oficina ocorreu no contexto do Estágio Supervisionado do curso de Licenciatura em Matemática da Universidade Estadual de Londrina (UEL). Mediante essa experiência, foi possível observar que trabalhar com esta
estratégia metodológica oportunizou aos alunos se comunicarem entre si e com os futuros professores para apresentar suas ideias, discuti-las e argumentar a respeito visando à resolução dos problemas, se engajarem nas resoluções utilizando seus conhecimentos prévios e participarem ativamente das discussões que ocasionaram as sistematizações dos conceitos e das fórmulas. Além disso, propiciou aos futuros professores uma nova visão a respeito do conteúdo matemático em questão e de aspectos referentes ao seu ensino.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Downloads

Publicado

12-11-2020

Como Citar

Rodrigues, P. H., Dalla Barba, A. N., & Teixeira, B. R. (2020). ANÁLISE COMBINATÓRIA E RESOLUÇÃO DE PROBLEMAS: UMA EXPERIÊNCIA EM UM CONTEXTO DE ESTÁGIO SUPERVISIONADO. Revista Paranaense De Educação Matemática, 2(2), 203–229. https://doi.org/10.33871/22385800.2013.2.2.203-229

Edição

Seção

Relatos de Experiência