ORALIDADE E GÊNEROS ORAIS NA FORMAÇÃO DOCENTE EM DIFERENTES LICENCIATURAS

Autores

  • Elaine Cristina Forte-Ferreira Professora da Universidade Federal Rural do Semi-Árido
  • Tânia Magalhães Universidade Federal de Juiz de Fora - UFJF

DOI:

https://doi.org/10.33871/22386084.2023.12.24.236-269

Palavras-chave:

Oralidade. Gêneros orais. Formação docente.

Resumo

Apresentamos análise de práticas docentes com gêneros orais, de oito licenciaturas. Visamos mapear os gêneros e compreender os sentidos produzidos pelos docentes das licenciaturas sobre as atividades que envolvem gêneros orais nas
disciplinas que lecionam. Realizamos coleta de dados por questionários com docentes dos cursos de duas universidades. Os resultados apontam que a produção de gêneros orais é escassa; a discussão acerca da oralidade é desconhecida ou nova para alguns docentes; e o trabalho é majoritariamente realizado intuitivamente, mesmo em cursos de Letras e Pedagogia, que formam docentes para tomar os gêneros orais como instrumento de interação e objeto de ensino e reflexão na escola básica.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Referências

ABREU-TARDELLI, L. S.; VOLTERO, K. M. (2019). O papel da ficha de avaliação e da

escuta no ensino do gênero seminário. Entretextos, vol. 19, no

. 1, 2019. Londrina, pp.

-42. Disponível em:

https://ojs.uel.br/revistas/uel/index.php/entretextos/article/view/37031. Acesso em:

/01/2023.

ARAÚJO, D. L.; SILVA, W. M. A oralidade em foco: conceitos, descrição e experiências

de ensino. 2 ed. Campinas, Editora Pontes: 2016

BAKHTIN, M. Estética da Criação verbal. São Paulo: Martins Fontes, 1997.

BARBOSA, G. O. Formação docente pela experiência: capacidades de linguagem para

o ensino da oralidade com gênero tutorial. Tese. Doutorado em Educação. Programa

de Pós-Graduação em Educação. Universidade Federal de Juiz de Fora, 2023.

BARBOSA, G. O.; MAGALHÃES, T. G. As configurações do gênero tutorial em vídeo na

formação de professores de Língua Portuguesa. Signum: Estudos da Linguagem, [S.

l.], v. 26, n. 1, p. 144–160, 2023. DOI: 10.5433/2237-4876.2023v26n1p144. Disponível

em: https://ojs.uel.br/revistas/uel/index.php/signum/article/view/47242. Acesso em: 8

set. 2023.

BAZERMAN, C. Gêneros textuais, tipificação e interação. São Paulo: Cortez, 2005.

BEZERRA, B. G. O gênero como ele é (e como não é). São Paulo: Parábola editorial,

BILRO, F. K. S.; SILVA, J. P.; COSTA-MACIEL, D. A. G. Ensinar gêneros orais: o que

propõe o Interacionismo Sociodiscursivo? In COSTA-MACIEL, D. A. G. (org.). Por que

ensinar gêneros de textos orais na escola? Teorias e didatizações. Olinda: Gráfica A

Única, 2018, p. 17- 38.

BRASIL. Base Nacional Comum Curricular: Educação Infantil e Ensino

Fundamental. Brasília: MEC/Secretaria de Educação Básica, 2017.

BRASIL. Ministério da Educação. Secretaria de Educação Fundamental. Parâmetros

Curriculares Nacionais: Língua Portuguesa. Brasília, 1998.

BRASIL. Ministério da Educação. Resolução nº 2, de 1º de julho de 2015. Diretrizes

Curriculares Nacionais para a formação inicial em nível superior e para a formação

continuada. Disponível em:

http://portal.mec.gov.br/index.php?option=com_docman&view=download&alias=13673

-rcp002-15-1&category_slug=dezembro-2019-pdf&Itemid=30192. Acesso em: 12 abr.

BRASIL. Ministério da Educação. Política Nacional de Formação de Professores.

Brasília, DF, out. 2017. Disponível em:

docman&view=download&alias=74041-formacao-professor-final-18-10-17-pdf>. Acesso

em: 22 ago. 2019.

BRONCKART, J. P. Atividade de linguagem, discurso e desenvolvimento humano.

Campinas, SP: Mercado de Letras, 2006.

BUENO, L. Gêneros orais: elementos linguísticos e não-linguísticos. In: I SIMELP

(Simpósio Mundial de Estudos de Língua Portuguesa), 2008, São Paulo. Anais do I

SIMELP. São Paulo: USP, 2008. v. 1.

BUENO, L. Gêneros orais na escola: necessidades e dificuldades de um trabalho

efetivo. Instrumento: R. Est. Pesq. Educ. Juiz de Fora, v. 11, n. 1, jan./jun. 2009.

BUENO, L. COSTA-HUBES, T. C. (Org.). Gêneros Orais no ensino. Campinas, SP:

Mercado de Letras, 2015.

CABETTE, P. S. L.; MAGALHÃES, T. G. 2023. Oralidade na formação docente:

análise de documentos da Educação Superior. Apresentação oral. IX Encontro de

Ciências da Linguagem Aplicadas ao Ensino. Salvador, UFBA, 2023.

CASTRO, J. J. S; MAGALHÃES, T. G.; SILVA, A. A. O gênero seminário como

avaliação de conteúdo (e a oralidade não avaliada). No prelo

COSTA-MACIEL, D. A. G. Os saberes docentes para o ensino do oral: o que sabem

os docentes e como compreendem as atividades propostas pelos livros didáticos de

língua portuguesa? 2011. 215 p. Tese (Doutorado em Educação). Universidade

Federal de Pernambuco. 2011.

COSTA-MACIEL, D. A. G. Oralidade e ensino: saberes necessários à prática docente.

Recife: Edupe, 2014.

FERRAREZI JR., J.C. Pedagogia do silenciamento: a escola brasileira e o ensino de

língua materna. São Paulo: Parábola Editorial, 2014, p. 89-110.

FERREIRA, E. C. F. A oralidade como objeto de ensino: por uma perspectiva de

desenvolvimento da língua oral a partir do gênero debate. 2014. 226 f. Tese

(Doutorado em Linguística) – Programa de pós-graduação em Linguística,

Universidade Federal do Ceará, Fortaleza, 2014.

FORTE-FERREIRA, E. C.; BOTELHO, F. O debate na escola: do planejamento para a

produção do gênero numa perspectiva interdisciplinar. Revista Eletrônica Científica

Ensino Interdisciplinar. Mossoró, v. 4, n. 10, pp. 69-84, 2018.

GIL, A. C. Métodos e técnicas de pesquisa social. 6. ed. São Paulo: Atlas, 2008.

KRESS, G. R. Multimodality: a social semiotic approach to contemporary

communication. Routledge, 2010.

LEAL, T. F; GOIS, S. A oralidade na escola: a investigação do trabalho docente como

foco de reflexão. Belo Horizonte: Autêntica, 2012.

LUNA, E. A. A. Desafios de docentes universitários brasileiros sobre didática da

oralidade na formação do professor de Português. Indagatio Didactica, v. 9, n. 4, p.

-96, 19 dez. 2017.

LUNA, E. A. A. Didática da oralidade na licenciatura em Letras: reflexões sobre planos

de ensino pré e pós reforma curricular. In: Magalhães, T. G., Bueno, L. & Costa-Maciel,

D. A. G. (Orgs.). Oralidade e gêneros orais: experiências na formação docente.

Campinas: Editora Pontes, 2021. pp.159-173.

LEAL, T. F.; BRANDAO, A. C. P.; NASCIMENTO, B. E. S. Basta conversar? A prática

de ensino da oralidade no segundo ciclo. In: Otítlia Lizete de Oliveira Martins Heining;

Cátia de Azevedo Fronza. (Org.). Diálogos entre linguística e educação: a linguagem

em foco. Blumenau: Edifurb, 2010, p. 91-114.

LIMA, G.; CORDEIRO, L. R.; LIMA, L. B. A. Superando os obstáculos na comunicação

oral da iniciação científica: uma experiência no âmbito de um

minicurso. EntreLetras, [S. l.], v. 14, n. 1, p. 148–167, 2023. DOI: 10.20873/uft2179-

2023v14n1p148-167. Disponível em:

https://sistemas.uft.edu.br/periodicos/index.php/entreletras/article/view/16456. Acesso

em: 8 ago. 2023.

MAGALHÃES, T. G. Oralidade nas dissertações do Mestrado Profissional em Letras:

formação docente para possibilidades de inovação na escola básica. Revista da

Anpoll, [S. l.], v. 51, n. 2, p. 71–88, 2020. DOI: 10.18309/anp.v51i2.1395. Disponível

em: https://revistadaanpoll.emnuvens.com.br/revista/article/view/1395. Acesso em: 8

mar. 2023.

MAGALHÃES, T. G. Oralidade e ensino de língua portuguesa no Brasil: uma leitura. In:

MAGALHÃES, T. G.; CRISTÓVÃO, V. L. (Org.). Oralidade e ensino de Língua

Portuguesa. Campinas: Pontes, 2018, p. 15-38

MAGALHÃES, T. G.; LACERDA, A. P. de O. Concepções e práticas de oralidade na

escola básica na perspectiva dos docentes. Horizontes, [S. l.], v. 37, p. 1-23.

Disponível em: https://revistahorizontes.usf.edu.br/horizontes/article/view/664. Acesso

em: 19 set. 2022.

MAGALHÃES, T. G.; CRISTÓVÃO, V. L. (Org.). Oralidade e ensino de Língua

Portuguesa. Campinas: Pontes, 2018.

MAGALHÃES, T. G.; BUENO, L. STORTO, L. J.; COSTA-MACIEL, D. A. G. Um

decálogo para a inserção da oralidade na formação docente. Veredas – Revista de

Estudos Linguísticos, v.26, n.1, 2022. Disponível em

https://periodicos.ufjf.br/index.php/veredas/article/view/37776 Acesso em nov. 2023

MAGALHÃES, T. G; CASTRO, J. J. S.; NEVES, C. L. L. (2022). “Revisão sobre

oralidade no contexto acadêmico de formação docente: quais práticas e gêneros?”, in:

FERREIRA, R. V.; MICARELLO, H. A. L. S (orgs.) Conhecimentos em cadeias

dialógicas de enunciados: linguagem, infâncias e educação nas produções de um

grupo de pesquisa em Ciências Humanas. São Paulo: Pimenta Cultural. Disponível em

https://www.pimentacultural.com/_files/ugd/9711c4_76c441f1e3b64bafb015d94d0a185

c83.pdf.

MARCUSCHI, L. A.; DIONÍSIO, A. Princípios gerais para o tratamento das relações

entre a fala e a escrita. In: MARCUSCHI, L. A.; DIONÍSIO, A (Org.). Fala e escrita.

Belo Horizonte: Autêntica, 2007, p. 13-30.

MARCUSCHI, L. A. Gêneros textuais: definição e funcionalidade. In: DIONÍSIO, A. P.;

MACHADO, A. R. e BEZERRA, M. A. (Orgs.). Gêneros textuais e ensino. Rio de

Janeiro: Lucerna, 2003, p. 19-36.

MARCUSCHI, L. A. Da fala para a escrita: atividades de retextualização. São Paulo:

Cortez, 2001.

MEIRA, G. H. F.; SILVA, W. M. In: ARAÚJO, D. L.; SILVA, W. M. A oralidade em foco:

conceitos, descrição e experiências de ensino. 2 ed. Campinas, Editora Pontes: 2016

MILLER, C. Gênero como ação social. In: DIONISIO, A. P.; HOFFNAGEL, J. C. (Orgs.).

Estudos sobre gênero textual, agência e tecnologia. Recife: Editora Universitária da

UFPE, 2009.

MINAYO, M. C. S. (org.). Pesquisa Social: Teoria, método e criatividade. 18. ed. Rio

de Janeiro: Vozes, 2001.

NONATO, S. Oralidade, ensino de língua portuguesa e formação do professor. Revista

Brasileira de Linguística Aplicada, v. 19, n. 1, , 2019. Disponível em

https://www.scielo.br/j/rbla/a/GNQBXXVbQj5rmyZSN5hyCyK/?format=pdf Acesso em 23

mai 2020

NONATO, S. Oralidade e formação docente: o caso das microaulas . Revista da

Anpoll, [S. l.], v. 53, n. 1, p. 35–53, 2022. DOI: 10.18309/ranpoll.v53i1.1616. Disponível

em: https://anpoll.emnuvens.com.br/revista/article/view/1616. Acesso em: 30 mar. 2023.

NORONHA, L. A. A oralidade em livros didáticos de língua portuguesa: uma

análise sobre propostas de aplicabilidade. 2018. 144 f. Dissertação (Mestrado em

Ensino) – Programa de Pós-Graduação em Ensino, Universidade Federal Rural do

Semi-Árido – UFERSA, Mossoró-RN, 2018.

NORONHA, L. A.; FORTE-FERREIRA, E. C. A oralidade em livros didáticos de

português: uma análise de atividades propostas para o Ensino Fundamental (anos

finais) e o Ensino Médio. In: OLIVEIRA, K.C. C.; ALBUQUERQUE, F. G.; ARAÚJO, A.

S.; SANTIAGO, A. G. J. Reflexões sobre o ensino de línguas e literatura, formação

docente e material didático. São Carlos: Pedro & João Editores, 2020. 319p.

NORONHA, L. A.; FORTE-FERREIRA, E. C. Letramento acadêmico e o gênero

comunicação oral: uma análise de práticas discursivas no contexto da universidade. In:

FORTE-FERREIRA, E. C.; LIMA-NETO, V. (Orgs.) Oralidade e (multi)letramentos no

ensino de línguas. São Carlos: Pedro & João Editores, 2020. 223p.

NOVOA, A. Firmar a posição como professor, afirmar a profissão docente. Cadernos

de Pesuqisa, São Pualo, v. 47, n. 166, p. 1106-1133, 2017. Disponível em

https://publicacoes.fcc.org.br/cp/article/view/4843 Acesso em 7 fevereiro 2022.

RIBEIRO, R. R..; LUNA, E. A. A. O espaço de ocupação do ensino da oralidade no

território curricular da formação em Pedagogia. Revista de Letras, v. 2, n. 41, 31 dez.

Disponível em http://periodicos.ufc.br/revletras/article/view/81558

RINCK, F. Análise linguística dos desafios de conhecimento no discurso científico: um

panorama. In: RINCK, F.; BOCH. F.; ASSIS, J. A. (Orgs). Letramento e formação

universitária: formar para a escrita e pela escrita. Campinas, SP: Mercado de Letras,

ROJO, R.; SCHNEUWLY, B. As relações oral/escrita nos gêneros orais formais e

públicos: o caso da conferência acadêmica. Linguagem em (Dis)curso, Tubarão, v. 6,

, p. 463-493.

SALDANHA, L. C. D. Fala, oralidade e práticas sociais. Curitiba: Editora

Intersaberes, 2016.

SAVIANI, D. Formação de professores: aspectos históricos e teóricos do problema no

contexto brasileiro. Rev. Bras. Educ., Rio de Janeiro , v. 14, n. 40, p. 143-

, abr. 2009. Disponível em

<http://educa.fcc.org.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1413-

&lng=pt&nrm=iso>. Acesso em 08 out. 2020.

SILVA, A. A.; MAGALHÃES, T. G. Gêneros orais em contexto acadêmico: práticas

comuns em disciplinas de graduação. In: Anair Valênia Martins Dias e Fabíola Sartin

Dutra Parreira Almeida (Orgs.). Estudos decoloniais e multiletramentos: diálogos em

evidência na sociedade contemporânea. Editora Mercado de Letras. NO PRELO.

STORTO, L. J.; FONTEQUE, V. S. “Trabalho com a oralidade na formação docente

inicial: implementação de uma sequência de atividades sobre seminário”, in:

MAGALHÃES, T. G.; BUENO, L.; COSTA-MACIEL, D. A. G. (Org.). Oralidade e

gêneros orais: experiências na formação docente. Campinas: Pontes Editores, 2021.

TRAVAGLIA, L. C. et alii. Gêneros orais: conceituação e caracterização. Olhares &

Trilhas, Uberlândia, v. 19, n. 2, p. 12-24, jul./ dez. 2017.

VOLÓCHINOV, Valentin (Círculo de Bakhtin). Marxismo e Filosofia da linguagem:

problemas fundamentais do método sociológico na ciência da linguagem. São Paulo:

Editora 34, 2017, 373 p.

ZANI, J. B. A comunicação oral em eventos científicos: uma proposta de modelização

para a elaboração de sequências didáticas. Tese. Doutorado em Educação.

Universidade São Francisco. 2018.

ZANI, J. B; BUENO, L. A arguição do candidato para qualificação ou defesa de

mestrado e doutorado: um gênero oral a ser compreendido. Anais do VII – SIGET “Os

gêneros textuais nas múltiplas esferas de atividade humana” – Fortaleza – UECE/UFC,

ZANI, J. B; BUENO, L. A Comunicação Oral em eventos científicos: contribuições para

o letramento acadêmico. In: IX SIGET - Simpósio Internacional de Estudos de Gêneros

Textuais. Anais... Campo Grande, 2017.

Downloads

Publicado

2023-12-14

Edição

Seção

Dossiê: Práticas de letramento em contexto de formação docente: desafios e avanços (ou entraves, ou contribuições, ou embates persistentes)