LETRAMENTOS ACADÊMICOS NA FORMAÇÃO INICIAL DE PROFESSORES DE LÍNGUAS: ESCRITA E ORALIDADE PELA INTERNACIONALIZAÇÃO

Autores

DOI:

https://doi.org/10.33871/22386084.2023.12.24.291-317

Palavras-chave:

Letramentos acadêmicos. Formação inicial de professores de línguas. Internacionalização. Escrita e oralidade.

Resumo

Considerando o papel da linguagem, em especial a escrita e a oralidade no contexto do Ensino Superior, este artigo objetiva apresentar percepções e reflexões acerca dos Letramentos Acadêmicos e suas possíveis contribuições para a formação docente inicial de Língua Inglesa e as relações com a internacionalização, uma vez que é um dos princípios da Universidade. Quanto à metodologia, utilizamos estudos bibliográficos, análises de documentos como o PDI da Unespar, questionários e diários de aprendizagem e de formação. Este trabalho nos permitiu obter uma maior compreensão sobre algumas contribuições da perspectiva dos Letramentos Acadêmicos à formação inicial de professores de línguas, apontando possíveis avanços neste contexto, bem como sobre a necessidade de ampliar este trabalho no Ensino Superior por meio da continuidade de outros estudos sobre a investigação realizada.

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Biografia do Autor

Thais Martins Do Nascimento

Possui graduação em Letras Anglo-Portuguesas pela Universidade Estadual do Paraná - Campus de Campo Mourão - PR (2021), com conhecimento nas áreas de Linguística, Literatura e Artes. É membro do grupo de pesquisa LIDERE - Linguagem, Desenvolvimento, Educação e suas Relações, coordenado pela Profa. Dra. Maria Izabel Rodrigues Tognato. Membro do Grupo de Estudo e Pesquisa em Educação, Diversidade e Cultura (GEPEDIC). É mestranda no Programa de Pós-graduação Sociedade e Desenvolvimento - PPGSED/UNESPAR, com bolsa pela CAPES, sob orientação da Profa. Dra. Wilma dos Santos Coqueiro, com foco no romance de autoria feminina contemporâneo, nas representações sociais de gênero e na interdisciplinaridade entre Literatura, História e Mitologia.

Lidia Stutz, UNICENTRO - Campus Guarapuava

Possui graduação em Letras Português Inglês pela Universidade Estadual do Centro-Oeste (1993), mestrado em Letras (Inglês e Literatura Correspondente) pela Universidade Federal de Santa Catarina (2005), doutorado em Estudos da Linguagem pela Universidade Estadual de Londrina (2012) com estágio doutoral realizado na Universidade de Genebra (Bolsa CAPES- DS - 2010, pós-doutorado em Estudos da Linguagem pela Universidade Estadual de Londrina (2017) e atuou como professora visitante na Universidade do Minho, Braga, Portugal (2022). Professora Associada do Departamento de Letras na Universidade Estadual do Centro-Oeste. É líder do grupo de pesquisa Gêneros Textuais e Práxis Docente - UNICENTRO e integrante do grupo de pesquisa Linguagem e Educação da UEL. Atuou como coordenadora do Subprojeto PIBID Letras Inglês de agosto 2012 - 2018. De agosto de 2017 a janeiro de 2019 coordenou o Programa de Pós-Graduação Stricto Sensu em Letras (Nível Mestrado) na UNICENTRO. A professora atua no Estágio Supervisionado em Língua Inglesa e tem experiência na área de Linguística Aplicada à Língua Inglesa, com ênfase nos seguintes temas: ensino de Línguas, interacionismo sociodiscursivo, gêneros textuais, saberes docentes, formação de professores, reflexividade e gestos didáticos, letramento acadêmico. Professora Associada do Departamento de Letras da Unicentro, Guarapuava, Paraná.

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Publicado

2023-12-14

Edição

Seção

Dossiê: Práticas de letramento em contexto de formação docente: desafios e avanços (ou entraves, ou contribuições, ou embates persistentes)