LETRAMENTOS E ENSINO REMOTO NA PANDEMIA:

FORMAÇÃO DOCENTE PARA UMA SITUAÇÃO EMERGENCIAL

Autores

DOI:

https://doi.org/10.33871/22386084.2023.12.24.142-164

Palavras-chave:

Letramentos; formação docente; ensino remoto; teleaulas.

Resumo

A situação emergencial decorrente da pandemia que enfrentamos recentemente exigiu de todos os segmentos sociais e de nós que atuamos na área de formação docente um planejamento estratégico que pudesse oferecer respostas às necessidades urgentes que surgiram nesse contexto de crise humanitária. Neste artigo, temos por objetivo, analisar, em uma abordagem qualitativa, dados gerados no projeto "Formação docente para uma situação emergencial: letramentos para o ensino remoto de língua portuguesa durante a pandemia", investigados em uma pesquisa-ação desenvolvida no contexto de formação continuada, refletindo sobre o(s) letramento(s) do professor durante a pandemia da Covid 19. Os resultados apontam que os processos formativos do professor devem contemplar, situadamente, os letramentos que são exigidos desse profissional no local de trabalho.

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Biografia do Autor

Ivoneide Bezerra de Araújo Santos Marques, Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Norte

Professora Dra. em Estudos da Linguagem pela Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN), Titular do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Norte (IFRN) e professora permanente do Programa de Pós-Graduação em Estudos da Linguagem da UFRN. E-mail: ivoneidebezerra@gmail.com. ORCID: https://orcid.org/0000-0003-3667-0674.

Carlos Moisés de Oliveira, Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Norte

Professor, Dr. em Filosofia, atuando na Universidade Aberta do Brasil/ Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Norte. Atualmente, cursando Doutorado em Estudos da Linguagem, no Programa de Pós-Graduação em Estudos da Linguagem da UFRN.  E-mail: carlos.oliveira.012@ufrn.edu.br. ORCID: https://orcid.org/0000-0003-2653-9197.

Rudson Edson Gomes de Souza, Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Norte

Professor Dr. em Estudos da Linguagem pela UFRN, atuando como Assessor pedagógico na Secretaria Municipal de Educação do município de Natal/RN e na Universidade Aberta do Brasil/IFRN. E-mail: drudson@hotmail.com ORCID: https://orcid.org/0000-0001-7490-8722.

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Publicado

2023-12-14

Edição

Seção

Dossiê: Práticas de letramento em contexto de formação docente: desafios e avanços (ou entraves, ou contribuições, ou embates persistentes)