ANÁLISE DA RELAÇÃO ENTRE A FORMAÇÃO DO PROFESSOR DE PORTUGUÊS E A UTILIZAÇÃO DO GÊNERO DO DISCURSO LIVRO DIDÁTICO EM SALA DE AULA

Autores

  • Silvio Ribeiro da Silva Universidade Federal de Jataí
  • Sebastião Carlúcio Alves Filho Universidade Federal de Jataí

DOI:

https://doi.org/10.33871/22386084.2023.12.24.12-38

Palavras-chave:

Formação do professor, Gêneros do discurso, Livro didático, Livro didático de português

Resumo

A formação do professor de língua portuguesa tem sido alvo de diversos trabalhos acadêmicos, cujo foco, geralmente, está em se buscarem falhas as quais possam interferir negativamente na atuação do futuro professor quando este ocupar a sala de aula. Neste artigo, no entanto, discutimos as possíveis influências que a formação do professor pode exercer sobre o modo como este lida com um gênero do discurso que circula na esfera escolar e pode auxiliá-lo a mediar o processo de ensino e aprendizagem: o livro didático de português (LDP). Conforme o recorte apresentado neste artigo, o professor, mesmo com uma formação que lhe dê subsídios para uma prática em sala de aula que contribua positivamente para o processo de ensino e aprendizagem, pode desconsiderar completamente a presença do LDP, ao se ver influenciado por outros gêneros que o levam a repetir práticas mecanicistas de cunho exclusivamente classificatório.

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Publicado

2023-12-14

Edição

Seção

Dossiê: Práticas de letramento em contexto de formação docente: desafios e avanços (ou entraves, ou contribuições, ou embates persistentes)