NEGOCIAÇÕES COM A VOZ DE OUTREM NA ESCRITA ACADÊMICA

UMA EXPERIÊNCIA COM A RESENHA TEMÁTICA

Autores

DOI:

https://doi.org/10.33871/22386084.2023.12.24.270-290

Palavras-chave:

Letramento acadêmico, Escrita acadêmica, Discurso de outrem, Resenha temática

Resumo

Este artigo insere-se no campo dos estudos do letramento acadêmico e toma como objeto de investigação a escrita de estudantes iniciantes de graduação, na modalidade de licenciatura e bacharelado. A pesquisa busca identificar e analisar, em duas versões de resenhas temáticas, a forma como alunos, assumindo a condição de autores, articulam suas vozes com as vozes de outrem, tendo em conta o posicionamento sobre o tema em desenvolvimento que o gênero resenha temática pressupõe. Para isso foram analisadas dez resenhas temáticas produzidas por estudantes, em uma disciplina destinada a contribuir com o processo de letramento acadêmico de alunos ingressantes no ensino superior. Os resultados apontam caminhos para que os estudantes, em sua formação, possam compreender o papel do discurso de outrem na escrita acadêmica.

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Biografia do Autor

Thaís Cristina de Assis, PUC Minas

Bolsista CAPES, Doutoranda do Programa de Pós-graduação em Letras da Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais (PUC Minas). Mestra em Letras, Línguistica e Língua Portuguesa, pela Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais (PUC Minas). Graduada em licenciatura em Letras, pela Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais (PUC Minas). Ex aluna do curso Comunicação Assistiva, também pela PUC Minas. Possui experiência em trabalhos voltados à inclusão de pessoas com deficiência em ambientes escolares e culturais. Atua como audiodescritora em eventos culturais, como espetáculos de teatro, de circo, dança e musicais, por exemplo. Estagiou no Núcleo de Apoio à Inclusão (NAI), pela PUC Minas, viabilizando adaptações de materiais didáticos, realizando audiodescrições (AD) e acompanhando como ledor/copista os alunos com deficiência matriculados na Instituição. Estagiou no Núcleo de Apoio Educacional (NAE), pelo Colégio Loyola, em Belo Horizonte, acompanhando as necessidades educacionais especiais, principalmente na área da Língua Portuguesa, dos alunos com deficiência do mencionado colégio. Atendeu, como monitora voluntária em Linguística, pelo curso de Letras da PUC Minas, alunos matriculados na Instituição.

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Publicado

2023-12-14

Edição

Seção

Dossiê: Práticas de letramento em contexto de formação docente: desafios e avanços (ou entraves, ou contribuições, ou embates persistentes)