O ENSINO DE INGLÊS COMO LÍNGUA FRANCA E O PAPEL DO LIVRO DIDÁTICO

Autores

  • Sidney Kazuyuki Sato UFGD
  • Marcelo Saparas UFGD
  • Edilaine Buin UFGD

DOI:

https://doi.org/10.33871/22386084.2023.12.24.117-141

Palavras-chave:

Formação de professores, BNCC, Livro didático importado, ILF

Resumo

A homologação da Base Nacional Comum Curricular (BNCC), em 2017, orienta a adoção da abordagem inglês como língua franca (ILF), rompendo assim com o ensino tradicional do inglês como língua estrangeira (ILE). Por esta nova perspectiva de ensino, aponta-se uma dificuldade de docentes de língua inglesa em como adequar suas aulas sob o viés ILF. Sabendo-se que o livro didático é um meio auxiliar para aulas, os objetivos deste artigo foram mostrar, em livros didáticos importados, indícios que apontem para o ensino de ILF e também as marcas de um ensino tradicional do inglês e algumas considerações sobre o olhar para o professor em formação, visando à construção de um ensino que abrace a diversidade e proporcione um ensino de língua inglesa mais inclusivo.

 

Downloads

Não há dados estatísticos.

Referências

BESSA, José Cezinaldo Rocha.; ALVES, Wanderleya Magna. O tratamento da produção de textos em língua inglesa na base nacional comum curricular. RevLet – Revista Virtual de Letras, Jataí, v. 12, p. 170-190, jan./jul. 2020. Disponível em: https://www.researchgate.net/profile/Jose-Bessa-2/publication/342360633_O_tratamento_da_producao_de_textos_em_lingua_inglesa_na_Base_Nacional_Comum_Curricular/links/5ef0af05299bf1faac6cb171/O-tratamento-da-producao-de-textos-em-lingua-inglesa-na-Base-Nacional-Comum-Curricular.pdf . Acesso em: 15 out. 2022.

BRASIL. Ministério da Educação. Base Nacional Comum Curricular-Ensino Fundamental. Brasilia, 2017. Disponível em: http://basenacionalcomum.mec.gov.br/images/BNCC_EI_EF_110518_versaofinal_site.pdf. Acesso em: 09 mai. 2021.

BUNZEN JÚNIOR, Clécio dos Santos. Livro didático de língua portuguesa: um gênero do discurso. 2005. Dissertação (Mestrado Instituto de Estudos da Linguagem)-Universidade Estadual de Campinas, Campinas-SP, 2005. Disponível em: file:///C:/Users/Usuario/Downloads/BunzenJunior_CleciodosSantos_M.pdf .Acesso em: 01 jan. 2023.

COGO, Alessia.; JENKINS, Jennifer. English as a lingua franca in Europe. A mismatch between policy and practice. European Journal of Language Policy, Liverpool, n. 2.2, 2010, 271-294. Disponível em: https://www.researchgate.net/publication/270283368_English_as_a_Lingua_Franca_in_Europe_A_mismatch_between_policy_and_practice. Acesso em: 03 out. 2021.

CRYSTAL, David. English as a global language. 2..ed. Cambridge: Cambridge University Press, 2003.

SOUZA DA SILVA, Juliana. Brazilian accents of English: an international attitude study. 2016. Dissertação (Mestrado em Língua e Cultura) -Instituto de Letras, Universidade Federal da Bahia, Salvador-BA. 2016. Disponível em: https://www.academia.edu/27030042/BRAZILIAN_ACCENTS_OF_ENGLISH_An_international_attitude_study. Acesso em: 28 jul. 2022.

ALVES DE OLIVEIRA, Fernando. Oralidade em língua inglesa, no ensino fundamental, à luz da BNCC: um olhar reflexivo. Miguilim – Revista Eletrônica do Netlli , Crato, v. 10, n. 1, p. 04-18, jan./abr. 2021 Disponível em: https://www.researchgate.net/publication/350660601_ORALIDADE_EM_LINGUA_INGLESA_NO_ENSINO_FUNDAMENTAL_A_LUZ_DA_BNCC_UM_OLHAR_REFLEXIVO. Acesso em: 15 out. 2022.

FERREIRA, Aparecida De Jesus. Aspectos culturais e o ensino de língua inglesa. Línguas & Letras, Cascavel: Edunioeste, v. 1, n. 1, p.117-127, 2000. Disponível em: https://www.academia.edu/485151/Aspectos_Culturais_e_o_Ensino_de_L%C3%ADngua_Inglesa_2000. Acesso em: 03 out. 2020.

HARRIS, Justin. World Englishes and English as a lingua franca application in the English classroom in Japan. Forum of Higher Education Research. Japan, v. 2, p.25-34, 2012. Disponível em: file:///C:/Users/Usuario/Downloads/FHER_2_25%20(3).pdf. Acesso em: 8 jun. 2022.

JENKINS, Jennifer. Pedagogic priorities 2: Negotiating intelligibility in the ELT classroom.

In: JENKINS, Jennifer. The Phonology of English as an International Language: new models, new norms, new goals. Oxford: Oxford University Press, 2000. p.63-93. Disponível em: https://www.researchgate.net/publication/244511317_The_Phonology_of_English_as_an_International_Language. Acesso em: 06 dez. 2021.

JENKINS, Jennifer. English as a lingua franca: interpretations and attitudes. World Englishes, USA, v. 28, n. 2, p. 200-207, june. 2009. Disponível em: https://www.researchgate.net/publication/227663650_English_as_a_Lingua_Franca_interpretations_and_attitudes . Acesso em : 16 nov. 2021.

KACHRU, Braj. Institutionalized second-language varieties. In Sidney Greenbaum (ed.), The English language today. Oxford: Pergamon, 211–26. (1985). In: CRYSTAL, D. English as a global language. 2..ed. Cambridge: Cambridge University Press, 2003.

KEYS, Kevin. First language influence on the spoken English of Brazilian students of EFL. ELT Journal, Oxford, v. 56, n.1, p. 41-46, jan. 2002. Disponível em: https://www.researchgate.net/publication/240584171_First_language_influence_on_the_spoken_English_of_Brazilian_students_of_EFL. Acesso em: 7 nov. 2022.

KRESS, Gunther.; VAN LEEUWEEN, Theo. Reading images: the grammar of visual design. 2. ed. London/New York: Routledge -Taylor & Francis Group, 2006.

KUBO, Olga Mitsue; BOTOMÉ, Sílvio Paulo. Ensino-aprendizagem: Uma interação entre dois processos comportamentais. Interação em Psicologia, Curitiba, v.5, n.p, dez. 2001. Disponível em: https://revistas.ufpr.br/psicologia/article/view/3321/2665. Acesso em 15 jan. 2023. doi:http://dx.doi.org/10.5380/psi.v5i1.3321.

LIMA, Gislaine P.; QUEVEDO, Gladys. Breve trajetória da língua inglesa e do livro didático de inglês no Brasil. In: SEMINÁRIO DE PESQUISA EM CIÊNCIAS HUMANAS, 7, 2008, Londrina. Anais [...] Londrina: Eduel, 2008. n.p . Disponível em: http://www.uel.br/eventos/sepech/sepech08/arqtxt/resumos-anais/GislainePLima.pdf. Acesso em: 08 jul. 2021.

PAIVA, Marluce Fagotti De ; RAMOS, Samantha Gonçalves.Mancini. Aspects of English as lingua franca in Brazilian speakers of English. Memorare, Tubarão, v. 7, n. 1, p. 147-166, jan./jun. 2020. Disponível em: https://www.researchgate.net/publication/341558851_Aspects_of_english_as_lingua_franca_in_brazilian_speakers_of_english. Acesso em: 29 jul. 2022.

PEREIRA, Ariovaldo Lopes. O Eurocentrismo nos livros didáticos de língua inglesa. Trab. Ling. Apl., Campinas, v.35, p.7-19, jan./jun. 2000, Disponível em: https://periodicos.sbu.unicamp.br/ojs/index.php/tla/article/view/8639302. Acesso em: 10 mai. 2021.

RICHARDS, Jack Croft. Interchange Intro: Student´s book. 5. ed. New York: Cambridge University Press, 2017.

RICHARDS, Jack Croft.; SANDY, Chuck. Passages 1: Student´s book. 3. ed. New York: Cambridge University Press, 2014.

ROHMAH, Ima Isnaini Tauficur.; Cross cultural understanding: the road to travel the world. Indonesia: Perkumpulan Rumah Cemerlang, 2021.

XXXXXXXX. Livros importados de língua inglesa usados por alunos brasileiros: princípios condizentes com a base nacional comum curricular (BNCC) e o uso do inglês como língua franca (ILF)?. 2023. Dissertação (Mestrado em Letras)- XXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXX

SEBURN, Tyson. How to write inclusive materials: training course for ELT writers book 24. UK, ELT Teacher 2 Writer, 2021. E-book.

SEIDLHOFER, Barbara. Research perspectives on teaching English as a lingua franca. Annual Review of Applied Linguistics, USA, n. 24, p.209-239, 2004. Disponível em: https://www.researchgate.net/publication/231858158_Research_Perspectives_on_Teaching_English_as_a_Lingua_Franca .Acesso em: 27 nov. 2021.

SILVA, Rory. Estereótipos culturais na aprendizagem de línguas: Cultural stereotypes in language learning. BABEL: Revista Eletrônica de Línguas e Literaturas Estrangeiras, Alagoinhas, n. 18, p.1-16, ago./dez. 2020. Disponível em: https://revistas.uneb.br/index.php/babel/article/view/9241. Acesso em: 11 ago. 2021.

SIMSEK, Meliha Rabiye. Confronting culture in local and global English coursebooks: student teachers´preference in materials adaptation. Articles /Makaleler. Turkey, 2017, v. 13, n.2, p. 277-300, 2017. Disponível em: https://dergipark.org.tr/tr/download/article-file/305589. Acesso em: 29 ago. 2022.

SIQUEIRA, Domingos Sávio Pimentel Siqueira. Inglês como língua franca: o desafio de ensinar um idioma desterritorializado. In: GIMENEZ, Telma.; CALVO, Luciana Cabrini Simões; EL KADRI, Michelle Salles. (orgs). Inglês como língua franca: ensino-aprendizagem e formação de professores. Campinas: Pontes, 2011. p. 87-115.

VILAÇA, Márcio Luís Corrêa. O material didático no ensino de língua estrangeira: Definições, modalidades e papéis, Rev Eletr do Inst de Human, Rio de Janeiro, v. VIII, n. XXX, p.1-14, jul./set, 2009. Disponível em: http://publicacoes.unigranrio.edu.br/index.php/reihm/article/view/653/538 . Acesso em: 10 mai. 2021.

Downloads

Publicado

2023-12-14

Edição

Seção

Dossiê: Práticas de letramento em contexto de formação docente: desafios e avanços (ou entraves, ou contribuições, ou embates persistentes)