ESCRITA BIOGRAFEMÁTICA: ESCRITURA DE UMA VIDA DOCENTE

Autores

  • Camila Beatriz Reiter
  • Fabiane Olegário Universidade do Vale do Taquari - Univates

DOI:

https://doi.org/10.33871/22386084.2023.12.24.468-481

Palavras-chave:

Biografema. Formação docente. Educação. Escrita.

Resumo

A área da educação está repleta de discursos que vão sendo reproduzidos e disseminados no tecido social, tornando-se verdades absolutas e inquestionáveis. Nesse sentido, este texto tem a intenção de problematizar o discurso dominante do professor como mero reprodutor do conhecimento. Para tal ação, esta escrita utiliza o pensamento teórico-prático de Roland Barthes, a fim de pensar como uma escrita biografemática pode contribuir na formação de um professor autor. A noção de biografema entra como operador de processos criadores por meio da experimentação de uma escrita que vai permitir o inédito, a invenção e a criação de uma vida docente autoral.

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Publicado

2023-12-14