A POLÍTICA NACIONAL DE ALFABETIZAÇÃO- DECRETO Nº 9.765, DE 11 DE ABRIL DE 2019:

NA CONTRAMÃO DA LEITURA E COMPREENSÃO DE MUNDO

Autores

DOI:

https://doi.org/10.33871/22386084.2023.12.24.426-444

Palavras-chave:

Alfabetização, Paulo Freire, Ensino Fundamental-anos iniciais, EJA

Resumo

este artigo aponta reflexões sobre a proposta de alfabetização centrada no método fônico de leitura e de aprendizagem da escrita, apresentada pelo Plano Nacional de Alfabetização (2019), do Ministério da Educação-Secretaria de Alfabetização, que orienta o ensino e a aprendizagem da leitura e da escrita de estudantes do ensino fundamental-anos iniciais e da EJA por meio do modelo fônico. Neste sentido, busca o diálogo com  discussões teóricas sobre alfabetização e o seu fazer pedagógico trazidas por Paulo Freire, compreendendo que os professores desenvolvem caminhos diversificados para o processo de alfabetização e que a leitura da palavra é a leitura da “palavramundo” (FREIRE, 2005).

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Biografia do Autor

Maria Fernanda dos Santos Alencar, Universidade Federal de Pernambuco

Doutorado em Ciências da Educação pela Universidad del Mar -Udelmar-Chile. Mestrado em Educação pela Universidade Federal da Paraíba. Graduação em Letras pela Universidade Federal de Pernambuco. Professora adjunto da Universidade Federal de Pernambuco, lotada no Centro Acadêmico do Agreste, Núcleo de Formação Docente - curso de Licenciatura em Pedagogia. Professora Colaboradora do Mestrado Profissional de Gestão Pública para o Desenvolvimento do Nordeste (CCSA/UFPE). Líder do Grupo de Pesquisa e Estudos em Educação do Campo e Quilombola (GEPECQ-CNPQ). Membro do Centro Paulo Freire:Estudos e Pesquisa. Tem experiência na área de Educação com ênfase nas politicas educacionais e formação de professores; atuando principalmente nas seguintes temáticas: Educação do Campo, Educação Escolar Quilombola, Educação de Jovens e Adultos, Prática educativa, Saberes docentes e organização escolar. ORCID ID. https://orcid.org/0000-0003-1140-3246

Cinthya Torres Melo, Universidade Federal de Pernambuco

Doutora e mestre em linguística pela Universidade Federal de Pernambuco (UFPE). Graduada em Letras pela Universidade Federal de Pernambuco, Professora Associada 2 no Curso de Licenciatura em Pedagogia do Centro Acadêmico do Agreste (UFPE/CAA), lotada no Núcleo de Formação Docente (NFD). É professora de Língua Portuguesa, Linguagem e Linguística e Metodologia da Pesquisa Educacional. Professora pesquisadora do LELIN- Laboratório de Estudos Linguísticos e Ensino de Línguas (UFPE/CAA) e do GEPECQ- Grupo de Estudo, Pesquisa e Extensão em Educação do Campo e Quilombola (UFPE/CAA). Membro associado do Centro Paulo Freire - Estudos e Pesquisas (PE). Tem experiência nas áreas de Linguística e de Educação com ênfase em formação de professores anos iniciais, finais e ensino médio da educação do Campo, da Educação de Jovens e Adultos (EJA) e da educação indígena e análise de livro didático de língua portuguesa (anos iniciais) na educação do campo. Atua nas seguintes temáticas da área de Educação: Educação do Campo, Formação de Professores, Análise de Livro Didático de Língua Portuguesa, Saberes Docente e Metodologia Científica. Na área da Linguística, atua nas temáticas da Referenciação, Linguística Textual e Análise do Discurso.

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Publicado

2023-12-14