CONTRIBUIÇÕES DE UM PROGRAMA DE MENTORIA PARA O DESENVOLVIMENTO PROFISSIONAL DE PROFESSORAS INICIANTES DO ENSINO FUNDAMENTAL – ANOS INICIAIS

Autores

DOI:

https://doi.org/10.33871/22386084.2021.10.19.83-112

Palavras-chave:

Desenvolvimento profissional docente; início da docência; programas de indução a docência; tensões no início de carreira.

Resumo

Esta pesquisa é de caráter qualitativo descritivo-analítico tendo um ambiente natural como fonte direta de dados, estes são descritivos e a maior preocupação se concentra no processo, com a complexidade das trajetórias dos participantes, ou seja, o significado que as pessoas dão às coisas e à sua vida é objeto de atenção do pesquisador. Analisa a trajetória formativa percorrida por duas professoras iniciantes, atuantes no ensino fundamental –anos iniciais, ao se inserirem em um programa de acompanhamento e apoio ao iniciante, intitulado mentoria. No programa em questão um professor experiente (mentor) auxilia professores iniciantes a desenvolver competências profissionais mais rapidamente e na fundamentação de novas práticas profissionais.  A partir da análise das trajetórias profissionais dessas duas iniciantes compartilhadas em um ambiente virtual de aprendizagem foi possível delinear tensões e aprendizagens que envolvem o percurso inicial de seu desenvolvimento profissional. A pesquisa evidenciou a importância de uma formação contínua, e, assim, traduz a essencial relevância dos programas de indução, uma vez que percebe-se um dos fatores indispensáveis ao desenvolvimento profissional docente: o acompanhamento desses profissionais no início da carreira ameniza as tensões, condiciona novas perspectivas, providencia quebra de paradigmas, amplia os repertórios teóricos/metodológicos dos(as) professores(as). Assim, o programa de mentoria pode ser visto como uma oportunidade e experiência planejada de forma sistemática com o intuito de propiciar que o iniciante se envolva em um movimento de questionamento das situações que vivencia na prática docente e a construção de planos de ação para superação das tensões.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Ana Paula Gestoso de Souza, Universidade Federal de São Carlos

Professora Doutora do Departamento de Teorias e Práticas Pedagógicas - UFSCar e do Programa de Pós Graduação em Educação PPGE-UFSCar 

Downloads

Publicado

2021-07-20

Edição

Seção

Artigos de fluxo contínuo