O CAUSO COMO OBJETO DE ESTUDO DA LÍNGUA PORTUGUESA

FOCO NA ORALIDADE

Autores

  • Luciane Cristina Benites Pereira UENP - Universidade Estadual do Norte do Paraná
  • Roberta Negrão Araújo UENP - Universidade Estadual do Norte do Paraná

DOI:

https://doi.org/10.33871/22386084.2021.10.19.217-238

Palavras-chave:

Formação de professores. Ensino de Língua Portuguesa. Oralidade. Gênero causo.

Resumo

RESUMO: O presente artigo visa apresentar a pesquisa realizada em um programa de mestrado profissional em ensino, com o Título: A contribuição do gênero “causo” para o ensino da Língua Portuguesa: foco na Oralidade, tendo como questão investigativa: de que forma as práticas de ensino voltadas para a oralidade em sala de aula podem auxiliar os futuros professores do ensino fundamental a refletirem sobre a importância desse eixo na aprendizagem da LP? Objetivou-se compreender como o objeto de estudo causo pode ser incluído no trabalho pedagógico conforme orientações dos Documentos Curriculares; propor atividades pedagógicas tomando a Oralidade como prática de linguagem necessária a ser aprimorada no ambiente escolar; medir o grau de percepção das participantes quanto ao eixo Oralidade no ensino da Língua Portuguesa. A metodologia utilizada foi Revisão Bibliográfica e implementação de um Guia Didático intitulado “A oralidade e o gênero textual causo: um guia didático pros futuru professô”. Durante a intervenção formativa, junto às licenciandas de Pedagogia de uma universidade pública do Paraná, foram coletados dados referentes à validação do referido Produto Educacional, que foram analisados à luz da Análise Textual Discursiva. A coleta de dados se fez por dois instrumentos: questionário e atividades pedagógicas. Constatou-se que a Oralidade, embora nem sempre valorizada, é uma habilidade de grande relevância para o ensino da Língua Portuguesa.

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Biografia do Autor

Roberta Negrão Araújo, UENP - Universidade Estadual do Norte do Paraná

Doutorado em Ensino de Ciências e Educação Matemática pela Universidade Estadual de Londrina. Mestrado em Educação pela Universidade Estadual de Londrina. Especialização em Orientação e Supervisão. Graduada em Licenciatura em Ciências, com Habilitação em Química. Professora Adjunta B - Universidade Estadual do Norte do Paraná/ Campus Cornélio Procópio. Docente do Programa de Mestrado em Ensino (PPGEN). Líder do Grupo de Pesquisa em Educação (GEPEDUC). Professora da rede pública estadual - Paraná - Colégio Estadual Monteiro Lobato.

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Publicado

2021-07-20

Edição

Seção

Artigos de fluxo contínuo