Sociointeracionismo: dialogando com Bakhtin e Vygotsky sobre o sujeito fruto das interações sociais

Autores

  • Sandra Cristina Rodrigues Lopes Universidade Estadual de Goiás (UEG)
  • Débora Cristina Santos e Silva Universidade Estadual de Goiás (UEG)

DOI:

https://doi.org/10.33871/22386084.2020.9.16.282-301

Resumo

O referencial teórico que embasa este trabalho integra e articula os conceitos de social em Vygotsky e Bakhtin, com o objetivo de explicitar de que maneira a articulação construída nessa interface pode contribuir para reflexões sobre a compreensão da influência que os fenômenos sociointeracionais têm na vida do sujeito. Dessa forma, apoiados em uma revisão bibliográfica, iniciamos o texto apresentando os conceitos de reflexo e refração, de Bakhtin, e de ZPD ou Zona Proximal de Desenvolvimento, de Vygotsky. Em seguida, o estudo articula o conceito de social e seus desdobramentos, presente nos pressupostos de Vygotsky e de Bakhtin, uma vez que as ideias destes autores se entrelaçam em muitos aspectos, dentre eles o de considerar as ações humanas em suas dimensões sociais. A compreensão do sujeito, fruto das relações sócio-interacionais será, então, o foco deste trabalho que visa construir um diálogo entre as ideias expostas nos conceitos de Bakhtin e de Vygotsky. Assim, buscamos elucidar a convergência de ideias do aspecto social de ambos e, para tanto, respaldar-nos-emos em alguns autores estudiosos destes teóricos, como Maria Teresa de Assunção Freitas, Carlos Alberto Faraco entre outros. Concluímos o estudo explicitando a natureza relacional demarcadora do processo de desenvolvimento humano, posto que o sujeito se constrói na relação com o outro e com o mundo; difere-se e marca a sua singularidade justamente no espaço relacional.

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Publicado

2020-05-11

Edição

Seção

Dossiê Dialogismo, Discurso e Ensino