Proposta didática de perspectiva dialógica: compreensão responsiva e intervenção pedagógica

Autores

  • Fernanda Dias de Los Rios Mendonça Universidade Federal do Amazonas (UFAM)

DOI:

https://doi.org/10.33871/22386084.2020.9.16.355-370

Resumo

Este artigo apresenta proposta didática elaborada no contexto de pesquisa ação vinculada a projeto guarda-chuva institucionalizado pela Universidade Federal do Amazonas (AM), inserido no âmbito da Linguística Aplicada e orientado por aporte teórico-metodológico de base bakhtiniana e pela Análise Dialógica do Discurso (ADD). Sua composição apresentase como contrarresposta a resultados de pesquisas anteriores, realizadas no estado do Amazonas, cujas apreensões reverberaram vozes de docentes da Língua Portuguesa na educação básica, no sentido de apontarem a necessidade de uma ilustração pedagógica que materializasse o exercício prático da perspectiva interacional, dialógica e reflexiva de ensino da língua, a fim de subsidiar suas práxis docentes. Nesta diretriz, este trabalho representa um retorno acadêmico-social, sem pretensões de materializar modelo preestabelecido ou orientação metodológica, o que iria contra a base epistemológica que sustentou sua elaboração. Para tanto, vale esclarecer, de início, que sua constituição se deu com base nos dados específicos de escolas da rede pública de Manaus, onde está sendo aplicado como intervenção, devendo o professor-leitor atentar para a necessidade de ajustá-lo às especificidades do contexto educacional em que atua. Certo é que cada configuração escolar e, principalmente, cada grupo de alunos apresenta peculiaridades que apontam as demandas de linguagem a serem priorizadas no processo de ensino-aprendizagem. Ressalta-se que a intervenção ainda está em processo, razão pela qual apresentamos seu modelo, sem elucidar os resultados finais. O encaminhamento da pesquisa permite apresentá-la como possibilidade didática assertiva, em razão dos avanços já observados pelos sujeitos envolvidos na mesma.

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Publicado

2020-05-11

Edição

Seção

Dossiê Dialogismo, Discurso e Ensino