Projetos de vida e felicidade de jovens brasileiros

Autores

  • Mariana Fancio Gonçalo Universidade de São Paulo (USP)
  • Valéria Amorim Arantes Universidade de São Paulo (USP)

DOI:

https://doi.org/10.33871/22386084.2019.8.15.53-71

Resumo

Ao longo de nossa existência, a questão de como conduziremos a vida se coloca a todo instante, em alguns mais fortemente, em outros de maneira mais discreta, negligenciada ou até mesmo ignorada. De todo modo, os rumos que daremos à vida são definidos insistentemente a todo o momento. De maneira mais específica, nossos projetos de vida é que norteiam e dão sentido às ações e decisões diárias. O presente estudo teve como objetivo identificar e compreender os projetos de vida de jovens brasileiros estudantes do ensino médio, bem como suas concepções sobre felicidade. A partir dos dados coletados com 120 estudantes de escolas públicas das cinco regiões brasileiras, procurou-se identificar as possíveis relações entre projetos de vida e significados de felicidade. Os dados foram analisados de acordo com os pressupostos da Teoria dos Modelos Organizadores do Pensamento, exigindo um trabalho minucioso e sem categorias prévias de análise. Os resultados indicaram que a maior parte dos participantes apresentou estruturas frágeis em relação a seus projetos de vida. No que se refere à felicidade, foi significada pela maioria em termos de relações interpessoais, ligada à convivência. Os resultados encontrados podem contribuir de forma significativa para que pais e educadores orientem os jovens na construção de projetos de vida nobres e autênticos, bem como promovam a felicidade e o bem-estar.

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Publicado

2020-10-25

Edição

Seção

Artigos de fluxo contínuo